Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#59800
A série "Black Mirror" retrata uma realidade distópica que expõe o lado sombrio da tecnologia, no episódio Queda Livre é evidenciando como as redes sociais que ao estabelecerem rankings dos cidadãos, por meio de likes e dislikes, na qual norteiam suas oportunidades na vida real. Dessa forma, quando se observa o cenário hodierno, percebe-se que a ficção vira realidade quando os jovens ainda não aprenderem a utilizar os meios digitais com segurança, assim, afetando as relações sociais de cada indivíduo. Nesse sentido, faz-se oportuno analisar as principais causas do problema: o uso exacerbado das redes sociais e a grande "vitrine virtual" exposta nas redes, onde são exibidos corpos e personalidades “perfeitas”.

Diante desse cenário, pontua-se que fatores ligados ao uso excessivo das redes sociais pelos jovens potencializam a problemática. Segundo o relatório de Hootsuite, cerca de 140 milhões de brasileiros usam ativamente as redes sociais e passam mais de 3 horas por dias conectados a ela. Nesse contexto, é perceptível como as pessoas gastam muito tempo nas redes sociais, e com isso gera a sensação de que todos devem estar conectados com o mundo e as informações 24 horas por dia, bem como poderiam gastar esse tempo lendo um livro, por exemplo. Evidencia-se, portanto como as pessoas ainda não conseguem controlar o tempo que passam nas redes sociais, assim, se tornando cada da vez mais dependente da mesma.

Ademais, a exposição de uma vida "perfeita" nas redes é um fator coadjuvante dos impactos psicológicos das redes socias. Segundo Bauman, filósofo e sociológico polonês, as redes sociais são muito úteis, pois oferecem serviços muitos prazerosos, mas torna-se uma armadilha. Sob essa lógica, vai de encontro com a realidade quando os jovens não conseguem encontrar a perfeição no seu cotidiano, então passam essa imagem na internet, mostrando uma vida sem defeitos, com isso passam uma visão de vida que todos queriam ter, de modo que gera frustações nos adolescentes consequentemente causando
problemas como depressão e ansiedade. Desse modo, deixam de viver a vida real para viver uma vida de aparências e inseguranças nas redes.

Portanto, é preciso que a escola tome providências para amenizar o quadro atual. Por isso o tema deve ser abordado no âmbito escolar, por meio de aulas que contenham filmes e documentários que mostrem como o mau uso das redes sociais pode prejudicar o meio social, com a finalidade dos jovens compreenderem os problemas acarretados e conseguirem solucionar o mesmo. É necessário, também que a escola proporcione psicólogos para as pessoas, que de certa forma se sentem prejudicas pelas redes sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Desigualdade social no Brasil

A desigualdade social no Brasil , pode ser dividid[…]

DESENVOLVIMENTO 2: (Faltou conectivo) Vale de[…]

A Dama e o Vagabundo é um filme de anima&cc[…]

Boa noite, Luffynho ! Isso aí, continue pr[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM