Por Anne24
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#122353
Na obra literária "Estilhaça-me", da escritora Tahereh Mafi, é retratado uma sociedade em que o meio ambiente está em um grau muito elevado de destruição, e a produção de alimentos só é possível graças ao uso de pesticidas. De maneira análoga à ficção, o que se observa no Brasil é o aumento do emprego de agrotóxicos na agricultura para expandir a produção agrícola. Nessa perspectiva, é crucial destacar que esse uso proporciona a produção em larga escala de alimentos, porém, traz prejuízos para o meio ambiente.

Em primeira análise, é válido ressaltar os benefícios do uso de agrotóxicos para o florescimento da agricultura do Brasil. Nesse sentido, na década de 1940, houve a chamada Revolução Verde, a qual impactou os modos de produção e impulsionou a produtividade por meio do desenvolvimento de defensivos agrícolas. Assim, ocorreu um crescimento exponencial das lavouras brasileiras, o que repercutiu na economia do país e favoreceu o avanço do PIB( Produto Interno Bruto). Desse modo, é evidente que a utilização de pesticidas é lucrativo para o desenvolvimento e a expansão das grandes lavouras agrícolas.

Entretanto, o emprego exacerbado de praguicidas é prejudicial ao meio ambiente. Nesse viés, o Brasil é o país que mais utiliza defensivos e, isso, produz impactos na fauna e na flora brasileira. Dessa maneira, o uso indiscriminado de pesticidas contamina o ar, os solos e as águas, o que causa a morte das plantas e dos animais da biodiversidade do país. Dessarte, os agrotóxicos atinge a natureza e suscita a destruição da diversidade biológica e, por isso, é essencial que o Estado faça uma política pública para reverter esse cenário.

Infere-se, portanto, que o uso de agrotóxicos traz impactos tanto positivos quanto negativos para a sociedade. Logo, para evitar os efeitos adversos é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente elabore um projeto que irá diminuir a utilização de defensivos agrícolas sem afetar a produtividade, por meio da técnicas que permitem o desenvolvimento da agricultura, como o biocontrole, que possibilita o controle das pragas sem o uso de defensivos, com o fito de minimizar a quantidade desses produtos que são usados no país. Dessa forma, o Brasil não terá a sua produção de alimentos dependente de pesticidas como no universo de "Estilhaça-se".





@MayanieRod @AliceMarize @tauanetx podem corrigir por favor? :D
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#122538
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresentou uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante destacar alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o seu texto mais consistente e coeso.

1. Repertório sociocultural: Você fez referência à obra "Estilhaça-me" como ponto de partida para abordar o tema proposto. Isso demonstra um bom repertório literário. No entanto, seria interessante expandir esse repertório mencionando outros exemplos ou dados relacionados ao uso de agrotóxicos no Brasil ou em outros países.

2. Argumentação: Na primeira análise, você apresentou os benefícios do uso de agrotóxicos na agricultura brasileira e citou a Revolução Verde como exemplo histórico relevante. Porém, faltou desenvolver essa argumentação com mais detalhes e embasamento teórico-científico sobre os impactos positivos específicos dos pesticidas na produtividade agrícola.

3. Coerência e relação ao tema: Ao abordar os prejuízos ambientais causados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil, você trouxe informações relevantes sobre contaminação do ar, solos e águas, bem como a morte da biodiversidade local. Esses são pontos importantes para sustentar o seu argumento contra o uso excessivo desses produtos químicos na agricultura brasileira.

4. Articulação das partes do texto: A sua redação possui uma boa articulação entre as partes (introdução-desenvolvimento-conclusão), mas é importante utilizar conectivos de forma mais diversificada para tornar a leitura mais fluente. Por exemplo, você poderia usar expressões como "além disso", "por outro lado" ou "em contrapartida" para conectar as ideias dentro dos parágrafos.

5. Proposta de intervenção: Sua proposta de intervenção foi adequada ao sugerir que o Ministério do Meio Ambiente elabore um projeto para diminuir o uso de agrotóxicos na agricultura brasileira por meio do biocontrole. No entanto, seria interessante detalhar melhor como esse projeto seria implementado e quais seriam os agentes responsáveis pela sua execução.

No geral, sua redação apresenta uma boa estrutura e argumentação sobre o tema proposto. Para melhorar, sugiro que você amplie seu repertório sociocultural com exemplos e dados relevantes, desenvolva seus argumentos com embasamento teórico-científico e aprofunde sua proposta de intervenção com detalhes sobre a implementação.

Lembre-se também de revisar seu texto quanto à gramática, ortografia e pontuação antes da entrega final.

Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de esclarecimentos adicionais, estou à disposição.
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