• Avatar do usuário
#64620
Desde que o capitalismo se tornou cada vez mais presente no mundo, impulsionado pela revolução industrial, pelo neocolonialismo europeu e principalmente pela vitória do bloco capitalista na guerra fria, o consumismo se tornou cada vez mais presente em nossa sociedade. Mas quais são os impactos gerados por este problema?
Não é incomum sermos aficionados por algum produto que vimos em algum comercial midiático, mas mesmo que não precisemos dele, nós continuamos querendo-o e comprando, isto é o consumismo. De forma controlada, não há nenhum problema, contudo quando essa simples vontade de comprar um produto se torna constante e forte, este consumismo se torna excessivo, o que é muito maléfico para a sociedade como um todo, podendo causar problemas, econômicos, ambientais devido ao excesso de lixo gerado e até mesmo mentais, como mostra a pesquisa da universidade Noroeste, dos Estados Unidos, a pesquisa indica que as pessoas que dão maior valor aos bens materiais costumam ser mais ansiosas, depressivas e serem mais isoladas socialmente.
Um dos grandes problemas vistos na sociedade é que muitas pessoas não se contentam com o que já possuem e sempre buscam por mais, isso poderia ser combatido com campanhas publicitárias que alertam aos problemas do consumismo, que infelizmente são muito raras e principalmente com a educação financeira, que além de auxiliar no controle dos gastos ajuda na consciência na hora de comprar aquele determinado produto, a educação financeira atualmente está presente em pouquíssimas escolas pelo Brasil e aliada as campanhas de conscientização, poderiam auxiliar a sociedade a se tornar mais consciente aos riscos do consumismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Ashiley , jherodrigues , eurodrigo , Dant[…]

No Brasil, apesar dos avanços promovidos pe[…]

Muitas pessoas hoje em dia usam a tecnologia ao se[…]

No Brasil, apesar dos avanços promovidos pe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM