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#51767
Na telenovela "Haja Coração", Fedora Abdala é portadora de (TCC), um transtorno que a faz comprar compulsivamente. Ao longo da Narrativa, a garota tem crises de raiva, que a faz quebrar objetos caros, afim de amenizar o estresse. Fora da ficção, faz-se necessário discutir as consequências do consumismo no Brasil, pois é um problema que pode se associar a vários outros. Com efeito, tal fato ocorre devido à falta de senso crítico e propagandas que estimulam o consumo.

Nesse contexto, vale ressaltar o efeito que a falta de informação possuí na manipulação das pessoas. No clássico livro "O Capital", Karl Marx apontava que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. Sob essa perspectiva, é notório que o intuído do consumo é fazer os indivíduos se sentirem com poder. Assim, o desconhecimento dessa realidade, induz ao vício de possuir, que favorece unicamente aos capitalistas.

Ademais, o antagonismo é algo recorrente nas empresas, fato que induz ao surgimento de mecanismos que ajudam na alienação, como por exemplo, as propagandas. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, aquilo que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em instrumento de manipulação. Nesse ponto de vista, é perceptível o impacto da mídia no comportamento humano, a sociedade possui padrões que são impostos e reproduzidos pelos indivíduos, entretanto tais práticas podem acarretar problemas .Ou seja, o elevado consumo produz lixo e consequentemente degrada o meio ambiente, por meio de poluições e queimadas.

Impende, portanto, que tal problema deixe de ser realidade. Nesse sentido, cabe ao governo criar projetos, por meio de campanhas, afim de alertar os indivíduos sobre o consumo inadequado e as suas consequências. Além disso, urge que as escolas implementem na Matriz Curricular uma disciplina que permita aos alunos discutirem sobre temas relacionados, com o intuído de adquirir senso crítico. Dessarte, esse problema poderá ser amenizado
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#51886
Clarita17 escreveu:@bylaabs
@Isa125
@EduardoPedro

Podem corrigir por favor ?
Oii @Clarita17 :D ! Creio que não sou a pessoa mais apta para corrigir e muito menos pontuar sua redação, mas vou destacar algumas coisinhas que vi na sua redação:

Na telenovela "Haja Coração", Fedora Abdala é portadora de (TCC), um transtorno que a faz comprar compulsivamente. Ao longo da Narrativa, a garota tem crises de raiva, que a faz quebrar objetos caros, afim de amenizar o estresse. Fora da ficção, faz-se necessário discutir as consequências do consumismo no Brasil, pois é um problema que pode se associar a vários outros. Com efeito, tal fato ocorre devido à falta de senso crítico e propagandas que estimulam o consumo.

*Esse ''afim'' é separado, pois tem ideia de finalidade. Então seria a fim de amenizar o estresse
**Ali não tem erro, mas acho que eu colocaria um ''às'' antes de propagandas, pra ficar com esse a craseado em ambos os argumentos ;)
De resto gostei da Introdução, bem construída com Repertório + Apresentação explícita do tema + Argumentos explícitos também

Nesse contexto, vale ressaltar o efeito que a falta de informação possuí na manipulação das pessoas. No clássico livro "O Capital", Karl Marx apontava que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. Sob essa perspectiva, é notório que o intuído do consumo é fazer os indivíduos se sentirem com poder. Assim, o desconhecimento dessa realidade, induz ao vício de possuir, que favorece unicamente aos capitalistas.

*esse ''possui'' não tem acento agudo
**acho que é ''fetichizados'' no lugar de ''fetichados''
***acho que ali não tem vírgula
Sobre a argumentação, acho que tá no ponto que eu faço as minhas kkk. Tópico frasal retomando o A1 + Repertório + Relação Repertório-A1 + Desfechinho

Ademais, o antagonismo é algo recorrente nas empresas, fato que induz ao surgimento de mecanismos que ajudam na alienação, como por exemplo, as propagandas. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, aquilo que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em instrumento de manipulação. Nesse ponto de vista, é perceptível o impacto da mídia no comportamento humano, a sociedade possui padrões que são impostos e reproduzidos pelos indivíduos, entretanto tais práticas podem acarretar problemas .Ou seja, o elevado consumo produz lixo e consequentemente degrada o meio ambiente, por meio de poluições e queimadas.

*cuidado com a repetição :D tem ''induz'' na linha de cima ;)
**a expressão ''como por exemplo'' é pleonasmo (tipo o famoso ''subir para cima''). Vc pode substituir ou por ''Como exemplo'' ou por ''Por exemplo'' :)
***Não sou expert em redação e nem em português mas acho que tem alguma coisinha que tá atrapalhando sua argumentação ali a partir do ''Nesse ponto de vista...'', não consegui entender direito o que vc quis dizer kkk. Creio que faltou estruturar melhor, faltou alguns conectivos pra indicar o ''impacto da mídia no comportamento humano'' e também relacionar com isso do meio ambiente

Fora isso, seguiu a mesma linha do A1: Tópico Frasal retomando o A2 + Repertório + Relação Repertório-A2 + Desfechinho

Impende, portanto, que tal problema deixe de ser realidade. Nesse sentido, cabe ao governo criar projetos, por meio de campanhas, afim de alertar os indivíduos sobre o consumo inadequado e as suas consequências. Além disso, urge que as escolas implementem na Matriz Curricular uma disciplina que permita aos alunos discutirem sobre temas relacionados, com o intuído de adquirir senso crítico. Dessarte, esse problema poderá ser amenizado

*Como vc não citou o tema de forma explícita nem no A1 nem no A2, seria ok e melhorzinho colocar ''consumismo'' em vez de problema, só pra ressaltar bem o tópico frasal conclusivo sabe?
**Novamente o ''afim'' junto... Ideia de Finalidade é sempre ''a fim'' separado ok?
***Eu pessoalmente gosto de fazer um desfecho com referência de algum repertório, mas assim não está errado também. Outra coisa, cuidado com a repetição, tem a palavra ''problema'' no Tópico Frasal e aí no Desfecho. :)

Agente: Governo
Ação: Criar projetos
Modo: Campanhas
Finalidade: alertar os indivíduos sobre o consumo inadequado e as suas consequências.
Detalhamento:
*Sou horrível pra achar o detalhamento então não achei kkkk :lol:

Como não achei o Detalhamento, não sei te dizer se seriam 160, 180 ou 200 na Competência 5. Mas não se esqueça: uma proposta de intervenção não complementa outra!! É necessário ter no mínimo uma proposta completa, com Agente + Ação + Meio/Modo + Finalidade + Detalhamento. Se for fazer duas, não é necessário que as duas apresentem proposta completa. A única ressalva é que, se vc não apresentar uma solução que amenize os dois argumentos, vc pode perder ponto na Competência 3. Pode ser uma proposta completa que ameniza os dois problemas, entendeu? Espero que sim!! :D

Bom @Clarita17 é isso, como eu disse não sou a pessoa ideal pra corrigir e muito menos pontuar sua redação, mas ela não está ruim!! Creio que perderia uns pontinhos na Competência 1 com os errinhos gramaticais e talvez na C5 por supostamente não haver detalhamento. Mas fora isso, eu gostei!! Boa sorte se for fazer o Enem, segue esse esqueleto que é sucesso ;)

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