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Por Mariana037
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Na Novela “Chiquitítas”, retrata a vida de jovens que vivem em um orfanato e que estão sob cuidados da diretoria, dono do estabelecimento e outros funcionários, onde dois desses órfãos apresentam consequências de uma má alimentação sendo os personagens Rafa e Teca. Fora da ficção não se faz diferente onde adolescentes desde sua infância fazendo-se presente pela má educação alimentar, desenvolvendo a obesidade e a diabetes.
Ademais, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) declara em 2020 o percentual de obesidade 6,7% no público jovem, causado pelo consumo exagerado de alimentos gordurosos, como os sanduíches, batatas fritas e outros, que suas mães preparam como lanche da tarde de seus filhos, também sendo influenciados pela má alimentação dos país e a falta de prática de exercícios, que devido aos perigos ocorridos atualmente nas ruas acabam ficando em casa em atividades que não os estimulam.
Além disso, o IDF (Federação Internacional de Diabetes) apresenta em seus índices 98,2 mil crianças e adolescentes com diabetes estando abaixo de 15 anos, motivado pelo consumo de doces, massas, frituras e os famosos entre as crianças, os refrigerantes, que consumidos em alta quantidade e exageradamente podem causar um desequilíbrio em sua saúde e imunidade.
Nesse sentido, o Ministério da Saúde em parceria com as famílias, de forma indireta, a partir da criação de projetos saudáveis de alimentação, propondo nutricionistas para uma boa educação alimentar nos colégios, aonde parte das crianças e adolescentes passam a maior parte do dia, e os responsáveis pondo em prática a mesma ação em suas residências, com a finalidade de diminuir os riscos da obesidade e diabetes no público jovem. Assim esperemos que haja a diminuição dos índices da má alimentação. :D
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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