• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#70539
A série Black Mirror, no episódio "Nosedive", aborda a quebra da autonomia crítica das pessoas através de influenciadores digitais, fato que, para a protagonista Lacy, representou uma manipulação ideológica da própria personagem para uma tendência consumista. De maneira análoga, no Brasil, percebe-se os impactos negativos de pessoas na internet em relação às decisões de consumo, uma vez que cria-se uma idealização ilusória de satisfação absoluta através de propagandas. Sendo assim, a inserção de uma "indústria cultural" na sociedade aliada ao sentimento humano de atribuir um sentido à vida, sustentam as razões para o entrave em questão.


Em primeiro lugar, a produção e a imposição de hábitos de fins capitalistas em sociedade rompem a autonomia humana. Nessa perspectiva, o sociólogo alemão Theodore Adorno, defende que o uso das mídias digitais por influenciadores de modo a incentivar o consumo, representa um padronização comportamental de uma população. Nesse sentido, os indivíduos ao se depararem com inúmeros anúncios de produtos na internet associados às pessoas as quais seguem, por meio da idealização, renunciam , mesmo que de modo implícito, o seu senso crítico para avaliar a verdadeira necessidade de tal recurso, fato que favorece o consumo exacerbado e , na maioria das vezes, desnecessário. Por isso, consequentemente, mesmo apesar dos "influencers" conseguirem instigar os anseios capitalistas da população, mais uma vez isso significará uma derrota para a humanidade devido à perda da análise crítica da vida e do controle de hábitos pessoais. Desse modo, evidencia-se uma causa essencial para o tema.


Ademais , o sentimento natural humano pela busca de um sentido para a sua existência, favorece a suscetibilidade a manipulações tendenciosas. Sob este viés, o sóciologo alemão Martin Heidegger afirma que, justamente por desconhecer sua origem, os indivíduos procuram alguma finalidade para um evento misterioso: a vida. Assim, as mídias sociais ao perceberem esse fenômeno, inseriram em suas propagandas, através de influenciadores, elementos os quais associassem as mercadorias a supostos estilos de vida ideais para atingir finalmente uma resposta sobre o significado da existência. Á exemplo disso, o fato de relacionar o lazer pela internet com empresas de turismo para lugares convencionados socialmente como o reflexo da cultura própria de cada indivíduo, seria um meio usado para alinhar-se aos interesses do usuário de forma manipulativa. Isso porque, o consumo é incentivado de maneira natural, fato que elucida mais uma razão crucial para o problema.


Depreende-se, portanto, a necessidade da redução do tendencionalismo comercial por "digital influencers". Para isso, cabe ao Ministério da Comunicação - principal órgão da veiculação audiovisual - a reformulação do regulamento sobre a publicação publicitária via internet que, através de especialistas em publicidade e progapanda, será responsável pela contenção do viés capitalista e idealizador de anúncios a fim de promover uma reflexão crítica à sociedade sobre a necessidade consumista real. Somente assim, pessoas como Lacy não terão sua autonomia corrompida, fato que implicará em melhores decisões de consumo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 176

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 196

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 196

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 196

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#70669
wagner123 escreveu:@eurodrigo , @Ashiley , @vitoriaca , @EmillyySilva , @beatrix vocês poderiam dar uma olhadinha? ;) :roll: desde já muito obrigado aos que tiverem um tempinho pra dar uma lidinha no texto kkk, muito obrigado ;) :) :D
OLÁ, WAGNER! Tudo bem?😼👍🏼

— Vi que me marcou na sua redação, pode ficar tranquilo que logo após terminar algumas correções pendentes dou uma passadinha aqui para deixar minha análise.( até lá, espero que alguém te ajude caso eu demore um pouquinho. 🤧)

Um beijo no cérebro. 😚🧠
#71144
OLÁ WAGNER! Tudo bem? 😼👍🏼

—Desculpe a demora, meio que perdi sua redação nesse monte de pedidos, aah tô ficando maluquinha. (mas tenho o objetivo de corrigir umas trinta só amanhã, ajudar o máximo que conseguir será meu lema agora! Kkk)
╭──────────────╯

🦆 ⌕ 𖨂 Correção de EmiillySilva》▷
RedaçãoWagner123

Tema: " OS IMPACTOS DE INFLUENCIADORES DIGITAIS NAS DECISÕES DE CONSUMO. "

👥⌕ 𖨂 ᵉˢˢᵃ ᶜᵒʳʳᵉᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵗᵉᵐ ᶜᵒᵐᵒ ᶠᶦⁿᵃˡᶦᵈᵃᵈᵉ ᵍᵘᶦᵃʳ ᵉ ᵃˡᵉʳᵗᵃʳ ᵒ ᵉˢᶜʳᶦᵗᵒʳ ᵈᵉ ˢᵉᵘˢ ᵈᵉˢˡᶦᶻᵉˢ ᵒᵘ ᵖᵒˢˢᶦ́ᵛᵉᶦˢ ᵉʳʳᵒˢ ᵈᵉ ᵃᶜᵒʳᵈᵒ ᶜᵒᵐ ᵒ ᵐᵒᵈᵉˡᵒ ᵈᵉ ʳᵉᵈᵃᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵉⁿᵉᵐ. ᵃᵖᵃʳᵗᶦʳ ᵈᶦˢˢᵒ ᵉ́ ᶦᵐᵖᵒʳᵗᵃⁿᵗᵉ ᵈᵉˢᵗᵃᶜᵃʳ ᵠᵘᵉ ⁿᵃ̃ᵒ ˢᵒᵘ ᵘᵐ ᵖʳᵒᶠᶦˢˢᶦᵒⁿᵃˡ ⁿᵃ ᵃ́ʳᵉᵃ, ᵉⁿᵗᵃ̃ᵒ ᵠᵘᵃˡᵠᵘᵉʳ ᵉᵠᵘᶦ́ᵛᵒᶜᵒ ᵈᵃ ᵐᶦⁿʰᵃ ᵖᵃʳᵗᵉ ᵇᵃˢᵗᵃ ᵐᵉ ᶦⁿᶠᵒʳᵐᵃʳ, ᵖᵒᶦˢ, ᶠᵃᶜ̧ᵒ ᵃᵖᵉⁿᵃˢ ᶜᵒᵐ ᶦⁿᵗᵘᶦᵗᵒ ᵈᵉ ᵃʲᵘᵈᵃʳ ᵒˢ ᵒᵘᵗʳᵒˢ
─────────────────
Competências
﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌

Incrível
Bom. ( poderia melhorar)
Erro.( como: ortografia, fuga do tema, falta de coesão, ser incoerente, usar linguagem informal, frases ambíguas [...])
Repetição vocabular.
Conectivos.
Repertório.
Elementos da introdução.
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²
➬ ⟨ ⟩ Atenção
destaque de um comentário.

[⚠️》 Perdão se alguma cor sair errada.]
- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - -

INTRODUÇÃO
╰──────────────────╮

A série Black Mirror, no episódio "Nosedive", aborda a quebra da autonomia crítica das pessoas através[Comentário》 sugiro não usar "através", acho que acarreta muito um sentido de estar entre algo. Use: " mediante, por intermédio de, por intervenção de,[...]"] de influenciadores digitais, fato que, para a protagonista Lacy, representou uma manipulação ideológica da própria personagem para uma tendência consumista. ⟨Repertório ⟩ De maneira análoga, ⟨Conectivo ⟩ no Brasil, percebe-se os impactos negativos de pessoas na internet em relação às decisões de consumo, uma vez que cria-se uma idealização ilusória de satisfação absoluta através de propagandas. [Muito bom!] Sendo assim, ⟨conectivo ⟩ a inserção de uma "indústria cultural" na sociedade → ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹ aliada ao sentimento humano de atribuir um sentido à vida, → ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰² sustentam as razões para o entrave em questão. ⟨✔》 Encaminhamento/fechamento concluído ⟩



╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Creio que sua introdução está maravilhosa, organizou tudo certinho, apontou o que iria discutir e utilizou muito bem os conectivos presentes em seu texto. Então, apenas separei por cor sua organização e lhe dei uma breve dica pessoal. Parabéns! 😼👏

╰──────────────────╮

- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

⁰¹【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮
Em primeiro lugar, ⟨ conectivo interparágrafo ⟩ a produção e a imposição de hábitos de fins capitalistas ⟨Retomada introdução ⟩ em sociedade rompem a autonomia humana. Nessa perspectiva, ⟨ conectivo ⟩ o sociólogo alemão Theodore Adorno, ⟨Erro》 o nome está incorreto, deveria ser "Theodor" não "Theodore" ⟩ defende que o uso das mídias digitais por influenciadores de modo a incentivar o consumo, representa um padronização ⟨Erro》o correto deveria ser "uma padronização" ⟩ comportamental de uma população. ⟨Repertório ⟩ Nesse sentido, ⟨conectivo ⟩ os indivíduos ao se depararem com inúmeros anúncios de produtos na internet associados às pessoas as quais seguem, por meio da idealização, renunciam , mesmo que de modo implícito, o seu senso crítico para avaliar a verdadeira necessidade de tal recurso, fato que favorece o consumo exacerbado e , na maioria das vezes, desnecessário. ⟨Muito bom! ⟩ Por isso, ⟨Conectivo ⟩ consequentemente, mesmo apesar dos "influencers" conseguirem instigar os anseios capitalistas da população, mais uma vez isso significará uma derrota para a humanidade devido à perda da análise crítica da vida e do controle de hábitos pessoais. Desse modo, evidencia-se uma causa essencial para o tema. 🌟》Fechamento concluído com sucesso! ⟩

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Uau, você argumenta muito bem e sua estrutura é excelente também. Mas senti falta de uma retomada mais explícita da palavra "indústria cultural", podia ter associado ela aí já que conceitua esse elemento.
ótimo fechamento.
▪cuidado com esses erros bobos, podem custar alguns pontinhos.
▪Repertório pertinente, graças a sua argumentação.




- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
╭──────────────╯

⁰² 【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮
Ademais, ⟨ Conectivo⟩ o sentimento natural humano pela busca de um sentido para a sua existência, ⟨Retomada introdução ⟩ favorece a suscetibilidade a manipulações tendenciosas. Sob este viés, o sóciologo ⟨Erro》o acento está incorreto, deveria ser "sociólogo" ⟩ alemão Martin Heidegger afirma que, justamente por desconhecer sua origem, os indivíduos procuram alguma finalidade para um evento misterioso: a vida. ⟨Repertório ⟩ Assim, ⟨conectivo ⟩ as mídias sociais ao perceberem esse fenômeno, inseriram [Erro》 acredito que deveria ser "inserem", pois é um ato contínuo, já que ainda prevalece essa questão] em suas propagandas, através de influenciadores, elementos os quais associassem ⟨Erro》 o correto deveria ser "associam" ⟩ as mercadorias a supostos estilos de vida ideais para atingir finalmente uma resposta sobre o significado da existência. Á exemplo disso, ⟨conectivo ⟩ o fato de relacionar o lazer pela internet com empresas de turismo para lugares convencionados socialmente como o reflexo da cultura própria de cada indivíduo, seria um meio usado para alinhar-se aos interesses do usuário de forma manipulativa. Isso porque, o consumo é incentivado de maneira natural, fato que elucida mais uma razão crucial para o problema.
🌟》Fechamento concluído com sucesso!⟩


╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Muito bom! Explicou direitinho, conectivos também foram bem aplicados e ainda conteve um repertório que tornou sua ideia relevante ao caso.
cuidado com os erros presentes acima (mas acredito que resolverá rapinho esse problema)

╰──────────────────╮

- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

╭──────────────╯

CONCLUSÃO
╰──────────────────╮
Depreende-se, portanto, ⟨ conectivo ⟩ a necessidade da redução do tendencionalismo ⟨Erro》 o correto deveria ser "tendencionismo" ⟩ comercial por "digital influencers". ⟨TÓPICO FRASAL ⟩ Para isso, ⟨ Conectivo ⟩ cabe ao Ministério da Comunicação [AGENTE] - principal órgão da veiculação audiovisual - [DETALHAMENTO DO AGENTE] a reformulação do regulamento sobre a publicação publicitária via internet que, [AÇÃO] através de especialistas em publicidade e progapanda, [ MEIO] ⟨Erro》propaganda ⟩ será responsável pela contenção do viés capitalista e idealizador de anúncios [AÇÃO] a fim de promover uma reflexão crítica à sociedade sobre a necessidade consumista real.[OBJETIVO] Somente assim,[ conectivo] pessoas como Lacy não terão sua autonomia corrompida, fato que implicará em melhores decisões de consumo.[ 🌟》FINALIZAÇÃO COM RETOMADA]

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝

🔍proposta contém:
[✖]completa.

✅AGENTE. (Quem tomará providências)
✅AÇÃO. ( O modo, a forma que será feita)
✅OBJETIVO. ( O propósito após ser feita)
✅MEIO. (Por onde? Mídia? Escolas?...)
✅DETALHAMENTO.( Forma mais detalhada do meio, agente ou ação)



╔═══════════════════╗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Competências
════════════════════
⠀⠀⠀⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ ᵈᵉ ᵖᵒⁿᵗᵒˢ / ⠀⠀⠀⠀⠀ ᵗᵒᵗᵃˡ
1️⃣✅✅✅✅✅☑》 180
Infelizmente ultrapassou a quantia de erros permitidas.

2️⃣✅✅✅✅✅✅200
você comenta e retoma o tema direitinho, parabéns!

3️⃣✅✅✅✅✅✅200
Aqui está tudo certo.

4️⃣✅✅✅✅✅✅200
tudo ok por aqui. Acho que você tem uma ótima estrutura.

5️⃣✅✅✅✅✅✅200
Conclusão perfeita como sempre!
════════════════════
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 《 TOTAL》 9️⃣8️⃣0️⃣
╚═══════════════════╝
[Estou aprendendo a mexer com as competências, então, caso esteja deslocada de forma indevida me informe. ]
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
📍Trajetória de estudoscomplete a lista.♡《
╔════════════╗
□ não estudei.
■estudei e entendi
.
╚════════════

□. Desconstruir uma redação nota mil analisando pontos como: conectivos, repertório, fechamento dos desenvolvimentos, conclusão,[...]
↳entre outros pontos importantes.

[ desculpa qualquer erro, também estou aprendendo como vocês. Essa só foi uma pequena análise por minha parte, mesmo que eu não seja tão boa ainda. (Além de fazer isso à noite, ou seja, o próprio Zumbi em pessoa)♡]

🌟Dicas do dia:

1- Há cartilhas de redações nota 1000, feitas pelo Lucas Felpi, disponíveis gratuitamente. Uma indicação das redações de 2019:
https://www.lucasfelpi.com.br/redamil

2- Canal aconselhável:



[🔥》"Continue! A força de vontade é o lema que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos."]

BOA SORTE E UM BEIJO NO CÉREBRO. 😚🧠

╭──────────────╯
#71189
Hey @EmillyySilva , muito obrigado pela sua correção, você foi simplesmente incrível em seus apontamentos mas tenho uma pequena ressalva sobre a palavra "inseriram" , acredito que no contexto em que esta ela seria melhor aproveitada se fosse no passado, pois ao dizer que as mídias perceberam algo já no passado, o ato de inserir todo esse tendencionismo nas propagandas também ja teria acontecido. Porém, o uso do presente não estaria errado, mas resolvi usar o passado pra combinar com o verbo "perceberam" também para criar uma cronologia. Um exemplo seria dizer que os humanos mudaram após as Guerras Mundiais, assim essa frase, ao mesmo tempo que mostra uma ação no passado, revela uma marca dessas pessoas e das gerações no presente pois representa um marco na história. E foi esse o sentido que eu tentei dar kkk, mas acho que não estaria errado, apenas um pouco esquisito.
No mais, não acreditei quando li os erros de grafia, acho que na hora que fui digitar nem percebi mas foram erros bem bobos mesmo :roll: kkkk.
Mas muito obrigado , você me ajudou demais e te espero nas próximas correções.
OBS: Sobre o tempo de correção pode ficar tranquila, mais feliz que receber uma correção sua ee saber que você fez isso no seu tempo

mas ee isso, até mais ;) :mrgreen:
#71241
wagner123 escreveu:Hey @EmillyySilva , muito obrigado pela sua correção, você foi simplesmente incrível em seus apontamentos mas tenho uma pequena ressalva sobre a palavra "inseriram" , acredito que no contexto em que esta ela seria melhor aproveitada se fosse no passado, pois ao dizer que as mídias perceberam algo já no passado, o ato de inserir todo esse tendencionismo nas propagandas também ja teria acontecido. Porém, o uso do presente não estaria errado, mas resolvi usar o passado pra combinar com o verbo "perceberam" também para criar uma cronologia. Um exemplo seria dizer que os humanos mudaram após as Guerras Mundiais, assim essa frase, ao mesmo tempo que mostra uma ação no passado, revela uma marca dessas pessoas e das gerações no presente pois representa um marco na história. E foi esse o sentido que eu tentei dar kkk, mas acho que não estaria errado, apenas um pouco esquisito.
No mais, não acreditei quando li os erros de grafia, acho que na hora que fui digitar nem percebi mas foram erros bem bobos mesmo :roll: kkkk.
Mas muito obrigado , você me ajudou demais e te espero nas próximas correções.
OBS: Sobre o tempo de correção pode ficar tranquila, mais feliz que receber uma correção sua ee saber que você fez isso no seu tempo

mas ee isso, até mais ;) :mrgreen:
Ah, nossa, nem percebi! perdão, talvez seja uma falta de atenção minha mesmo, estava um tantinho desesperada para trazer sua correção quando percebi que havia esquecido de te ajudar (🤧🤦‍♀️).
— Obrigado pela aula, veja só hein! Te ajudar com certeza valeu a pena, ainda bem que corrigi sua correção. Pois, na hora de considerar aquele erro fiquei meio que em dúvida, mas agora minhas dúvidas acabaram, obrigado pela ajuda Wagner!


pode deixar, eu que sou meio paranoica mesmo kkk tentarei fazer as correções no meu tempo e não desesperar 🤭👍🏼. Sei como é cometer erros bobos, tenho mais atenção com a redação das pessoas do que com a minha, quando acabo de postar encontro uns cinco erros (aah, Que raiva!). O importante é que a gente tá tentando.

Será uma honra corrigir suas próximas redações!😺🌿

Muito se tem discutido, recentemente, acerca das d[…]

nycolas2005 , muito obrigada, fico feliz pela cor[…]

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio &aacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM