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Por Jcmilss
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Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, onde o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos sociais. Para além da obra, percebe-se que o âmbito social brasileiro se distancia daquele criado pelo autor, uma vez que os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho, como a aumento da taxa de desemprego e a extinção de diversas áreas de atuação, assolam cada vez mais os cidadãos e impedem, assim, a concretização dos ideários More. Desse modo, visando a solução dessa problemática, faz-se mister a discussão acerca desses impactos.  
Em uma primeira análise, é válido pontuar que com o novo sistema capitalista de produção e a chegada da era tecnológica, o mercado de trabalho se tornou o principal meio de utilização das tecnologias desenvolvidas. filósofo Zigmunt Bauman, o problema não é consumir, mas o desejo de continuar consumindo. Diante desse exposto, entende-se que a inserção da inteligência artificial no mercado de trabalho, deriva do deseja Estatal pela otimização da produção, e que essa escolha implica no bem-estar dos trabalhadores, que vem perdendo seus empregos de forma exponencial.  
Ademais, deve-se ressaltar que a extinção das áreas de atuação é um dos principais impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho brasileiro. Segundo dados do site “G1”, Até 2030, cerca de 374 milhões de brasileiros terão de adotar outra ocupação por conta da adesão da automação pelo sistema de produção. Nesse sentido, tem-se que a ameaça da inteligência artificial vai além da barreira econômica, podendo causar a perda da identidade social naqueles forçados a adotar funções distintas daquelas as quais se qualificam a exercer.  
Portanto, a necessidade da superação dos impactos da inteligência artificial para a coexistência da tecnologia e dos trabalhadores mo mercado de trabalho e inegável. Para isso, cabe ao Governo Federal, juntamente ao Poder Legislativo, a formulação e adoção de projetos de leis que garantam a estabilidade e o direito ao trabalho para todos os cidadãos brasileiros. De forma análoga, cabe ao ministério da ciência e tecnologia o desenvolvimento de novos programas que garantam a participação social nos processos de produção, para manter as categorias ocupacionais e diminuir os níveis de desemprego. Assim, se consolidará uma sociedade mais tecnológica e igualitária, onde o corpo social se aproxima das descrições de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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