Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#41305
No livro 1984 de George Orwell é retratado o Ministério da Verdade, que tem como objetivo alterar a história em prol do partido, e usava como meio a falsificação de documentos. Paralela à essa realidade, as fake news (notícias falsas) vem ganhando força atualmente, gerando sérios impactos na sociedade brasileira como a desinformação e a disseminação da violência, sendo necessário medidas para a resolução do problema.
Primeiramente é importante destacar que as fake news geram uma desinformação coletiva. Isso se dá pelo fato de que as mesmas se espalham rapidamente, principalmente porque a população brasileira não verifica se as fontes compartilhadas são confiáveis, e o caso se intensifica ainda mais com a baixa escolaridade persistente no país. De acordo com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) as fake news se espalham 70% mais rápidas que as notícias verdadeiras. Dessa forma nota-se que é imprescindível que elas sejam controladas a fim de alterar essa realidade.
Por conseguinte, a propagação de fake news acaba por disseminar a violência. A mesma pode se apresentar em linchamentos, desmoralização da imagem, ataques constantes, acarretando em sérios danos às vítimas das notícias falsas, que muitas vezes tem a finalidade de prejudicar alguém. Segundo o estudo "Iceberg Digital", desenvolvido pela Kaspersky, 62% dos brasileiros não sabem reconhecer fake news. Com isso, percebe-se que o Brasil ainda é muito vulnerável nesse quesito, o que precisa ser corrigido.
Portanto, faz-se necessário intervenções para resolver o impasse. Para isso o Ministério da Educação deve, por meio de palestras nas escolas, ensinar desde cedo as crianças e adolescentes sobre os malefícios das fake news, com a finalidade de desenvolver adultos conscientes e que saibam reconhecer as notícias falsas, para não repassá-las. Essas palestras podem ser ministradas presencialmente nas instituições de ensino e também de forma online para quem tiver interesse em assisti-las. Espera-se dessa forma frear os impactos das fake news na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

A Constituição Federal de 1988, gara[…]

Ashiley Geralcinoj GlendaMorais oii!! vo[…]

GlendaMorais dudaramos1 Ashiley Nicole18 […]

Sua nota ficou 700! Espero ter ajudado :D :D

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM