Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os problemas gerados pela tecnologia. Nesse sentido é fundamental o papel do Estado para resolver essa problemática. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violência do “contrato social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos tenham os mesmos direitos, o que é evidente no país.
Ademais, o mau uso da tecnologia é o principal impulsionador para os empecilhos caudados por esse recurso tecnológico. De acordo com Steve Jobs, inventor e fundador da Apple, “A tecnologia move o mundo”. Essa famosa frase, representa uma característica da sociedade atual, o que é muito perigoso se usada de maneira inadequada, ela pode gerar diversos danos e constrangimentos para a população mundial.
Em razão disso, medidas são necessárias para atenuar esse entrave. Logo, o Ministério da Tecnologia e Ciência em conjunto com às escolas devem promover uma série de palestras. Elas devem ser ministradas por especialistas no assunto por especialistas no assunto e compartilhada nas redes sociais, com o fito de trazer mais clareza sobre o uso da tecnologia de forma adequada e atingir um público maior. Por fim é válido ressaltar que esse problema será gradativamente erradicado, pois, conforme Gabriel o Pensador, “Na mudança do presente a gente molda o futuro“.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.