Diante desse cenário, convém destacar desserviço estatal como um dos motivadores dos impactos no meio tecnológico. Segundo o filósofo Hegel, "O Estado é o pai, e deve proteger os seus filhos". Nessa ótica, o postulado filosófico não é notado na conjuntura brasileira, posto que, o poder público não dá a devida relevância às consequências que o âmbito digital pode ocasionar a população, tendo em vista que, tanto a tecnologia, quanto à inteligência artificial podem ser usadas como mecanismos para realizar atos de maldade. Essa circunstância crítica, ao passo que, a mal aplicação desse eixo e tecnológico e artificial acarreta no descaso social e na falta de proteção aos dados dos usuários. Sendo assim, em razão da omissão governamental, o problema é agravado no cotidiano da pátria.
Ademais, é válido salientar ainda, o silenciamento da sociedade diante dessa preocupante realidade. Nesse sentido, a escritora Nadejda Mandelstam, acredita que o silêncio é o verdadeiro crime contra a humanidade. De maneira análoga ao cenário atual, esse crime está instaurado em relação aos efeitos que a indústria tecnológica expõe ao meio social, visto que, a falta de debate sobre o tema impede que ações de remediação -como a criação de políticas nacionais de atenção a esse âmbito computacional- sejam realizadas, gerando uma vulnerabilidade a pátria brasileira. Dessa forma, é necessário tirar essa situação da invisibilidade.
Portanto, sendo os impactos tecnológicos uma preocupação para nação, motivada pela displicência governamental e pela apatia social, urge que medidas devem ser tomadas. Para isso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação -responsável por garantir a proteção digital dos cidadãos- deve regulamentar que leis que fiscalizem o uso dessa área tecnológica. Essa ação será realizada por meio de investimentos destinados à pasta, a fim de que o problema seja amenizado. Outrossim, devem ser criadas palestras informacionais com especialistas, com o objetivo de conscientizar o público. Dessa maneira, a obra de Manoel de Barros não mais refletirá a realidade nacional.
Podem corrigir por favor? Se tiver algum erros C1, foi o teclado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.