Em primeira análise, é indiscutível o impacto positivo que a propaganda tem sobre a economia brasileira. Um estudo realizado pela empresa Deloitte indica que no Brasil cada R$ 1,00 aplicado em publicidade gera, em média, R$ 10,69 para o conjunto da economia. Dessa forma, os R$ 33,5 bilhões de receita gerados no setor impactam em R$ 358 bilhões o PIB. O retorno econômico do Brasil supera o de países da União Européia. Ações publicitárias ainda estimulam a inovação de produtos, regulam os preços, geram empregos e garantem a independência dos meios de comunicação, visto que estes se mantém prioritariamente pela veiculação de anúncios.
Por outro lado, a quantidade de anúncios acaba sendo proporcional a intenção de compra dos clientes, que adquirem produtos do quais não tem necessidade. O documentário “o dilema das redes”, produzido pela plataforma Netflix, aborda a forma como, na era da internet, os algoritmos das redes sociais trabalham para oferecer propagandas cada vez mais personalizadas aos usuários, a fim de que o produto apresentado se torne irresistível. O sentimento de necessidade gerado nas pessoas faz com que elas se tornem mais consumistas e isso não é saudável nem para elas nem para o meio ambiente.
Portanto, para minimizar os aspectos negativos da propaganda é preciso que quem consuma faça isso de forma consciente, comprando apenas o necessário, tendo como aliada na construção desse pensamento a Secom, Secretaria Especial de Comunicação Social, que por meio de campanhas educativas nas mídias e redes de comunicação pode orientar a população sobre o consumo responsável, assim sendo, os impactos das ações publicitárias no Brasil contemporâneo serão os melhores possíveis.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada