Por Iasmim283
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#38231
A propaganda sempre teve um papel importante ao longo da história, sendo a peça chave de grandes eventos mundiais, como na promoção de regimes totalitários na primeira metade do século XX. Atualmente, incorpora-se as novas tecnologias utilizando estratégias diversificadas para “fisgar” seu público alvo. Na sociedade contemporânea brasileira a propaganda tem forte impacto econômico, entretanto, também aumenta a tendência dos indivíduos ao consumismo exacerbado.

Em primeira análise, é indiscutível o impacto positivo que a propaganda tem sobre a economia brasileira. Um estudo realizado pela empresa Deloitte indica que no Brasil cada R$ 1,00 aplicado em publicidade gera, em média, R$ 10,69 para o conjunto da economia. Dessa forma, os R$ 33,5 bilhões de receita gerados no setor impactam em R$ 358 bilhões o PIB. O retorno econômico do Brasil supera o de países da União Européia. Ações publicitárias ainda estimulam a inovação de produtos, regulam os preços, geram empregos e garantem a independência dos meios de comunicação, visto que estes se mantém prioritariamente pela veiculação de anúncios.

Por outro lado, a quantidade de anúncios acaba sendo proporcional a intenção de compra dos clientes, que adquirem produtos do quais não tem necessidade. O documentário “o dilema das redes”, produzido pela plataforma Netflix, aborda a forma como, na era da internet, os algoritmos das redes sociais trabalham para oferecer propagandas cada vez mais personalizadas aos usuários, a fim de que o produto apresentado se torne irresistível. O sentimento de necessidade gerado nas pessoas faz com que elas se tornem mais consumistas e isso não é saudável nem para elas nem para o meio ambiente.

Portanto, para minimizar os aspectos negativos da propaganda é preciso que quem consuma faça isso de forma consciente, comprando apenas o necessário, tendo como aliada na construção desse pensamento a Secom, Secretaria Especial de Comunicação Social, que por meio de campanhas educativas nas mídias e redes de comunicação pode orientar a população sobre o consumo responsável, assim sendo, os impactos das ações publicitárias no Brasil contemporâneo serão os melhores possíveis.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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