Em primeira análise, é perceptível que a desigualdade na sociedade torna árduo o combate aos problemas da pandemia no teor educacional. Nesse sentido, de acordo com o TIC Domicílios, no ano de 2019, apenas 44% dos domicílios da zona rural brasileira tinha acesso à internet. Dessa forma, é notório que o EAD acentuou o cenário de discrepância, pois esse modelo de estudo prevê que todos estão integrados e conectados, fator que não ocorre, já que grande parte da população brasileira não tem acesso à internet, aparelhos telefônicos, computadores e domínio acerca da tecnologia. Diante disso, o Estado propaga ainda mais esse quadro de desigualdade educacional, pois mesmo com essa problemática, a realização de projetos que distribua aparelhos tecnológicos e a garantia do acesso a internet , não são executados, favorecendo casos em que estudantes se encontram mais afastados dos estudos. Desse modo, a ausência estatal é inadmissível, uma vez que o direito à educação não é estabelecido, contribuindo para o aumento da desigualdade social.
Em segunda análise, outro aspecto que encadeia a problemática é o desenvolvimento de doenças psicológicas. À vista disso, esse problema ocorre devido ao isolamento social, em que, o contato entre as pessoas torna-se escasso e a comunicação reduzida, somado a necessidade de erradicar a vida social, pois há o risco de contaminação, assim, o corpo social desenvolve diversas doenças como: ansiedade, depressão e síndrome do pânico, e esse quadro se reflete na educação, já que, em muitos dos casos, os estudantes por terem uma precária saúde mental deixam de estudar por não conseguirem, e esse fator é comprovado pelo Instituto Ipsos, de que 53% dos brasileiros acreditam ter a saúde mental afetada após a pandemia do Covid-19. Assim, o encadeamento de doenças mentais é lamentável, pois propaga a desvalorização da educação, acentuando essa mazela social.
Portanto, medidas são necessárias diante do aumento dos impactos relacionados à pandemia. Para tanto, é imprescindível que o Governo, em conjunto do Ministério Público, promova a erradicação da desigualdade social, por meio da compra e distribuição de computadores e aparelhos telefônicos aos estudantes que não possuem acesso a esses recursos tecnológicos, e a instalação de redes de Internet, com a finalidade de estabelecer a equidade na educação. Ademais, é válido que o Estado garanta a boa qualidade da saúde mental, por intermédio da contratação de psicólogos em escolas, com o objetivo de amenizar os problemas psicológicos gerados pela pandemia. Logo, caso todas essas intervenções sejam feitas de maneira adequada, a obra “Utopia” será uma realidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada