De início, há de se constar a débil ação governamental. Acerca disso, Thomas Hobbes, filósofo inglês, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. Nesse sentido, o governo, na época de pandemia, não teve questões fundamentais para a priorização de capital, como a saúde, haja vista que cerca de 600 mil pessoas morreram no país, e na educação, uma vez que muitos sequer tinha acesso à internet. Em detrimento disso, recursos financeiros foram utilizados para fins indevidos, como viagens. Tal ação fomenta em diversos déficits para o sistema educacional, como um ensino de baixa qualidade.
Por conseguinte, o ensino se tornou precário. Por isso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, durante a pandemia, cerca de 5 milhões de estudantes não tiveram acesso às aulas. Sob esse viés, devido à escassa preparação das escolas das escolar em fornecer um ensino aos alunos, dificultou o acesso à educação para muitos com uma exceção das escola particulares, que recebem apenas a classe mais alta da população, ou seja, uma pequena parcela da sociedade. Tal ação resulta em um tempo perdido para os estudantes, o que afeta diretamente o futuro daqueles que buscam algo de uso intelectual, como universidades e concursos.
Por fim, é necessário combater tal entrave para o progresso do país. Para tanto, cabe ao Governo Federal, mais detalhadamente ao Ministério da Educação, reforçar a educação no país. Para esse fim, é de prontidão que ele crie cursos gratuitos, a fim de compensar o tempo perdido dos estudantes na pandemia, por meio de escolas e internet. Tais cursos terão todas as matérias que se estudam no ambiente estudantil, como português, matemática, História etc. Assim, o pensamento do Diderot e D'Alembert ficará mais próximo da sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.