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Por Pedro017
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#122186
Diderot e D'Alembert, iluministas e criadores da "Enciclopédia", defendiam que a educação é fundamental no combate à alienação do cidadão. Todavia, no contexto da COVID-19, a educação brasileira foi severamente impactada, já que muitas instituições de ensino não tiveram condições educacionais necessárias para prover aos alunos. Destarte, é necessário pontuar a negligência estatal, assim como precariedade de ensino.
De início, há de se constar a débil ação governamental. Acerca disso, Thomas Hobbes, filósofo inglês, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. Nesse sentido, o governo, na época de pandemia, não teve questões fundamentais para a priorização de capital, como a saúde, haja vista que cerca de 600 mil pessoas morreram no país, e na educação, uma vez que muitos sequer tinha acesso à internet. Em detrimento disso, recursos financeiros foram utilizados para fins indevidos, como viagens. Tal ação fomenta em diversos déficits para o sistema educacional, como um ensino de baixa qualidade.
Por conseguinte, o ensino se tornou precário. Por isso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, durante a pandemia, cerca de 5 milhões de estudantes não tiveram acesso às aulas. Sob esse viés, devido à escassa preparação das escolas das escolar em fornecer um ensino aos alunos, dificultou o acesso à educação para muitos com uma exceção das escola particulares, que recebem apenas a classe mais alta da população, ou seja, uma pequena parcela da sociedade. Tal ação resulta em um tempo perdido para os estudantes, o que afeta diretamente o futuro daqueles que buscam algo de uso intelectual, como universidades e concursos.
Por fim, é necessário combater tal entrave para o progresso do país. Para tanto, cabe ao Governo Federal, mais detalhadamente ao Ministério da Educação, reforçar a educação no país. Para esse fim, é de prontidão que ele crie cursos gratuitos, a fim de compensar o tempo perdido dos estudantes na pandemia, por meio de escolas e internet. Tais cursos terão todas as matérias que se estudam no ambiente estudantil, como português, matemática, História etc. Assim, o pensamento do Diderot e D'Alembert ficará mais próximo da sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Eli79
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#122190
Principais observações:

1. O texto tem ótima coesão, os parágrafos estão interligados entre si. Apresenta uma hierarquia de ideias isso é excelente.

2. Seus argumentos são válidos, e ricos. Entretanto, busque aprofundar cada um deles, buscando ser imparcial. Quando fez uso da seguinte frase:"Em detrenimento disso, recursos financeiros foram utilizados para fins indevidos, como viagens." Você
deixa transparecer um pouco de pessoalidade.

3. Uso dos conectivos foram bem alocados, mas observe sua pontuação, concordância e regência. Poucos erros de gramática.

4. SUGESTÃO: A Educação no Brasil não foi um problema que surgiu em meio a pandemia, foram diversos fatores que juntos tornaram a educação um problema constante e complexo em nossa sociedade. A precariedade do ensino brasileiro, se tornou notória durante a pandemia. Poderia ter feito uma crítica, sobre a precariedade do ensino brasileiro que se arrasta há décadas no país.

5. Continue não desista, esse é o caminho certo. Abraço !
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Por Eli79
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#122191
Uma última observação: Sua proposta de intervenção é boa, mas faltam alguns componentes.
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Por Pedro017
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#122201
Eli79 escreveu:Uma última observação: Sua proposta de intervenção é boa, mas faltam alguns componentes.
Muito obrigado pela correção, @Eli79 ! Sobre o último parágrafo; quais elementos você não conseguiu identificar?
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Por Eli79
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#122204
@Pedro017, Por nada!

Sobre sua proposta de intervenção. Você apresenta a ação, os agentes, efeito e o modo muito bem. Todavia, senti a ausência de aprofundamento do detalhamento, ele está presente. Porém, é superficial deixando sua proposta vaga, nesse aspecto. No geral sua redação está ótima!
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