Nessa linha de raciocínio, é primordial destacar que a escassez de promovedores de acesso a internet deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coibam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, estudantes de baixa renda por não terem acesso à internet/aparelhos eletrônicos se prejudicam ao não conseguir acompanhar as aulas e não absorvem conhecimento algum. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar o isolamento social como promotor do problema. De acordo com Confúcio, pensador e filósofo chinês, não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros. Partindo desse pressuposto, com a pandemia muitos alunos se limitaram a interação, a frequentar grupos estudantis, a fazer amizades ou até uma conversa breve, o que fez aumentar os quadros de transtornos físicos e mentais. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que, o isolamento social contribui para perpetuação desse quadro deletério.
Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol dos impactos da pandemia na educação brasileira. Assim cabe ao Congresso Nacional, mediante o aumento do percentual de investimentos, o qual será proporcionado pela Lei de Diretrizes Orçamentais ampliar por meio de palestras em comunidades carentes, ministradas por profissionais da área de pedagogia, saúde e telecomunicações, com o objetivo de propiciar melhorias na educação, desempenho nas interações entre os estudantes e o acesso a internet. Dessa forma, pode-se concretizar a "Utopia" de More na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada