De início, tem-se a ideia prática de que a IA na sociedade possui um caráter positivo, uma vez que a mesma tem destacado o acesso igualitário à informação de maneira facilitada e eficiente, bem como afirmou Tim Cook: “o que todos devemos fazer é nos certificar que estamos usando a IA de uma maneira que beneficie a humanidade, e não a deteriore”. Dessa forma, a IA garante igualdade entre toda a sociedade.
Por outro lado, a redação do portal G1 notícias informa que pesquisa feita pela TIC domicílios, mostra que 36 milhões de pessoas no Brasil não tiveram acesso à internet no último ano (2022). Com isso, é indiscutível que há ainda existente no país uma cultura de desigualdade, a qual atinge os grupos minorias e estes por sua vez, sofrem um retrocesso social e intelectual oriundos deste desequilíbrio.
Portanto, é imprescindível que o Estado federativo brasileiro juntamente com o ministério da educação, promova a ampliação de projetos de instalações de conectividade nos ambientes escolares, por meio de chips com internet para smartphones, computadores chromebooks para uso pessoal do aluno e materiais digitais complementares. Paralelamente a isto, propor a melhoria em palestras na comunidade escolar em geral, com o intuito de garantir o conhecimento mais amplo das disparidades socais presentes na população. Para que desta maneira, haja a melhoria num contexto social brasileiro atrelado à inovação tecnocientífica do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.