A princípio, vale ressaltar a omissão estatal como fator agravante do imbróglio. Nesse sentido, o sociólogo Émile Durkheim, afirma que é função social do Estado gerenciar questões relacionadas a coletividade. Entretanto, nota-se o oposto do que diz o francês, dado que o Governo não direciona investimentos no âmbito educacional, fato que resulta na escassez de oportunidades para os alunos quanto a formação de conhecimentos específicos para o uso correto da inteligência artificial e na acentuação de desigualdades educacionais. Dessa forma, é necessário a mitigação do revés.
Diante deste cenário, destaca-se que a ausência de conhecimento motiva a adversidade. Nessa lógica, o escritor Richard Fuller diz o seguinte: " A humanidade está adquirindo a tecnologia certa pelas razões erradas." Por conseguinte, é notório que o pensamento do inventor é aplicável hodiernamente, visto que tanto os discentes quanto os docentes utilizam incorretamente os benefícios da inteligência artificial no âmbito escolar e isso ocorre como fruto da carência de informação, ocorrência que dificulta a implementação adequada e aprimoramento dos benefícios da IA nas escolas impedindo a melhor educação para os alunos. Nessa perspectiva, é essencial o controle do empecilho.
Em suma, é necessário a realização de ações para a atenuação do problema. Assim, o Ministério da Educação, órgão responsável por formular políticas públicas na área educacional, deve realizar medidas que reduzam os impactos da IA na educação por meio de palestras e meios midiáticos com o intuito de fornecer informações verídicas quanto as malefícios e benefícios do uso da inteligência artificial nas escolas de modo que o uso ineficiente desta tecnologia seja evitado. Ademais, o Estado, cujo dever é garantir o bem-estar social, deve investir na educação por intermédio de fornecimento de cursos gratuitos aos profissionais escolares a fim de promover a capacitação desses profissionais na área tecnológica com o objetivo de implantar de maneira eficiente a inteligência artificial nos colégios. Sendo assim, com tais realizações, o retrato de " Black Mirror" atenuá-se-á no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.