Em primeiro plano, é válido destacar que a displicência estatal colabora com esse cenário. De acordo com o conceito filosófico de contrato social popularizado na Europa do século XVIII, o Estado tem o dever -- de garantir direitos básicos aos indivíduos. Entretanto, ao se analisar os impactos que a IA pode causar na sociedade brasileira, fica claro que o contratualismo europeu não é uma realidade estendida a população. Esse utopia se justifica pela carência de profissionais capacitados,que sejam responsáveis pela transferência de conhecimentos sobre o determinado problema para a sociedade.
Ademais, é coveniente ressaltar que a insuficiente abordagem desse problema pode resultar em violações de privacidade. Nessa pespectiva, muitas vezes, a mídia negligência o debate acerca do problema, o que faz com que as tecnologias de IA sejam projetadas para coletar e processar dados. Dessa forma, é evidente que o pouco questionamento sobre o problema, perpetua a invasão de dados pessoais.
Portanto é essencial que o governo mitigue os desafios supracitados. Para isso, urge que o Poder Executivo, na esfera federal -- pasta responsável por garantir direitos fundamentais aos cidadãos -- amplie verba destinada a órgãos fiscalizadores que visem garantir a segurança dos brasileiros em relação aos impactos que podem vir a existir. Tal ação deve ser efetivada pela implantação de um Projeto Nacional de Valorização dos Cidadãos, de modo a realizar pelestras e debates, a fim de a população passar a receber informações necessárias e saber elaborar reportagens de denúncia, quando necessário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.