Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#39328
Com a evolução das tecnologias e com a chegada da Indústria 4.0, as relações sociais passaram a ser mais direcionadas pelas redes sociais, engajando, assim, a hiperconexão no mundo digital. Porém, são muitos os impactos negativos da hiperconectividade na sociedade contemporânea, como a invasão de privacidade e o seu efeito proposital de causar vício nos usuários fazendo com que cada vez mais acessem as redes.

Em primazia, com o aumento das mídias digitais e a exposição de dados na internet, também se tem a ocorrência de cibercrimes. A série Control Z, da streaming Netflix, retrata um surto de exposição de dados e segredos particulares de um grupo de alunos nas mídias em uma escola. Reflexo da realidade, o vazamento público da particularidade de indivíduos, feito através de hackers que rastreiam virtualmente e sem permição informações pessoais e as expõem, coloca em risco sua figura pública, assim como também suas contas bancárias, muitas delas feita através de bancos digitais, o que gera como consequência um mau estar e por sua vez um afastamento do meio virtual pelo cidadão. Por meio disso, entende-se o quanto o cibercrime impactam na atuação do usuário no campo da conexão.

Outrossim, as redes digitais foram criadas justamente com o intuito de torná-las viciosas. De acordo com o documentário o Dilema das Redes Sociais, grande propósito das mídias é tornar seus usuário pessoas com vícios, efeito esse devastador na vida das pessoas a partir do momento em que as afastam cada vez mais da vida social com base na presença e no contato pessoal e as aproximam de forma acelerada para o universo cibernético ao ponto de torná-las sempre ativas, ansiosas e conectadas. De acordo com o documentário, as mídias têm o enfoque de analisar os dados de interesse de cada pessoa a fim de criar sempre conteúdos específicos para que o usuário os vejam constantemente fomentado cada vez mais o vício. Por meio disso, entende-se que o grande efeito prejudicial que as mídias tem na vida e no cotidiano das pessoas.

Portanto, torna-se nítido soluções para os problemas vigentes. É necessário que o Poder Legislativo crie um projeto de lei que exija que as mídias sociais adotem um protocolo de limite de uso e que alertem seus usuários por meio de vídeos e textos sobre os perigos dos uso e exposição de seus dados nas redes. Por meio disso, aquelas que não comprirem com o requerido deverá pagar multa ou, no caso mais grave, impedir sua atuação. Com isso, a finalidade seria de diminuir o efeito vicioso das mídias nas pessoas. Cabe também, que o Governo Federal oriente as redes sociais a criarem um protocolo de identificação de crimes virtuais ou exposição de dados não autorizados, tipo de procedimento que já ocorre, por exemplo no Facebook. Por meio disso, a finalidade seria acabar com a ocorrência de cibercrimes e aumentar a segurança dos usuários quanto às suas informações nas redes. Sendo assim, se fomenta um lugar seguro e tranquilo na internet.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 132

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 148

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 148

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#40094
CORREÇÃO DE REDAÇÃO

TEMA: Os Impactos da Hiperconectividade na sociedade comtemporânea
Por: @GlendaMorais

Legenda:
erro
correção/sugestão/questionamento
repetição
comentários
confuso
elementos da proposta de intervenção


Com a evolução das tecnologias e com a chegada da Indústria 4.0, as relações sociais passaram a ser mais direcionadas pelas redes sociais, engajando, assim, a hiperconexão no mundo digital. Porém[1], são muitos os impactos negativos da hiperconectividade na sociedade contemporânea, como a invasão de privacidade e o seu efeito proposital de causar vício nos usuários fazendo com que[2] cada vez mais acessem as redes.
[1] Recomendo que utilize outro conectivo(ex: "no entanto", "entretanto", "todavia", "contudo", etc).
[2] Coloquial demais.

Comentários: Sua introdução está boa, só se atente mais aos comentários que fiz acima.

Em primazia, com o aumento das mídias digitais e a exposição de dados na internet, também se tem a ocorrência de cibercrimes. [conectivo] A série "Control Z", da streaming Netflix, retrata um surto de exposição de dados e segredos particulares de um grupo de alunos nas mídias em uma escola. Reflexo da realidade, o vazamento público da particularidade de indivíduos, feito através de hackers que rastreiam, virtualmente e sem permição permissão, informações pessoais e as expõem, coloca em risco sua figura pública, assim como também suas contas bancárias, muitas delas feita através de bancos digitais, o que gera como consequência um mau estar mal-estar e, por sua vez, um afastamento do meio virtual pelo cidadão[3]. Por meio disso, entende-se o quanto o cibercrime impactam na atuação do usuário no campo da conexão.
[3] A figura pública de quem que é colocada em risco? Essa parte ficou extremamente confusa.
Comentários: A sua argumentação está boa e a estrutura do seu parágrafo também, porém, esse trecho que citei acima comprometeu um pouco o entendimento do parágrafo.

Outrossim, as redes digitais foram criadas justamente com o intuito de torná-las viciosas. De acordo com o documentário o Dilema das Redes Sociais, o grande propósito das mídias é tornar seus usuários pessoas com vícios, efeito esse devastador na vida das pessoas a partir do momento em que as afastam cada vez mais da vida social com base na presença e no contato pessoal e as aproximam de forma acelerada para o universo cibernético ao ponto de torná-las sempre ativas, ansiosas e conectadas[4]. De acordo com o documentário, as mídias têm o enfoque de analisar os dados de interesse de cada pessoa a fim de criar sempre conteúdos específicos para que o usuário os vejam constantemente fomentado cada vez mais o vício. Por meio disso, entende-se que o grande efeito prejudicial que as mídias têm na vida e no cotidiano das pessoas.
[4] Período longo demais(isso o deixou confuso) e sem muitas pausas, o leitor/a fica sem fôlego ao ler esse período.
Mesmos comentários do parágrafo anterior.

Portanto, torna-se nítido que são necessárias soluções para os problemas vigentes. [conectivo] É necessário que o Poder Legislativo(agente) crie um projeto de lei que exija que as mídias sociais adotem um protocolo de limite de uso e que alertem seus usuários por meio de vídeos e textos sobre os perigos dos uso e exposição de seus dados nas redes(ação + meio). Por meio disso, aquelas que não comprirem cumprirem com o requerido deverá deverão pagar multa ou, no caso mais grave, impedir sua atuação(detalhamento). Com isso, a finalidade seria de diminuir o efeito vicioso das mídias nas pessoas(finalidade). Cabe também, que ao o Governo Federal(agente2) oriente orientar as redes sociais a criarem um protocolo de identificação de crimes virtuais ou exposição de dados não autorizados, tipo de procedimento que já ocorre, por exemplo no Facebook(ação2). Por meio disso, a finalidade seria acabar com a ocorrência de cibercrimes e aumentar a segurança dos usuários quanto às suas informações nas redes. Sendo assim, se fomenta um lugar seguro e tranquilo na internet.

Comentários: Que conclusão enooorme. Olha, não é nenhuma regra, mas recomendo que você coloque apenas uma proposta(pois uma já é suficiente). Sua proposta 1 está completa, então vou considerar ela.


:arrow: Vou retirar 60 pontos da C1 por conta dos desvios de ortografia, concordância e pontuação.
:arrow: Vou retirar 40 pontos da C2 por conta dos problemas nos desenvolvimentos das ideias.
:arrow: Vou retirar 60 pontos da C3 por conta da desordem nos parágrafos.
:arrow: Vou retirar 120 pontos da C4 por conta das inúmeras repetições de palavras e conectivos, dos períodos confusos, da ausência de conectivos em partes cruciais do texto e da diferença no tamanho dos parágrafos.


Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma. Aguardo mais redações! ;)
#40097
@Anna1 Obrigada novamente pelos apontamentos! No desenvolvimento 1 o que eu quis dizer era exatamente isso: a figura do usuário seria afetada na rede, no caso, ele passaria a ser mau visto, com figura pública afetada. Compreendo a nota dada na C4, eu tive uma dificuldade muito grande nessa redação em razão das repetições, no momento não havia achado muitos sinônimos então já imaginava a nota. Vou tentar tambem melhorar a compreensão do meu texto. Diante de tudo, obrigada!
#40128
GlendaMorais escreveu:@Anna1 Obrigada novamente pelos apontamentos! No desenvolvimento 1 o que eu quis dizer era exatamente isso: a figura do usuário seria afetada na rede, no caso, ele passaria a ser mau visto, com figura pública afetada. Compreendo a nota dada na C4, eu tive uma dificuldade muito grande nessa redação em razão das repetições, no momento não havia achado muitos sinônimos então já imaginava a nota. Vou tentar tambem melhorar a compreensão do meu texto. Diante de tudo, obrigada!
Ah sim, você estava se referindo ao usuário, ficou confuso por conta do uso do pronome "sua", pois parece que você se refere os hackers. Continue treinando que você consegue :D . Pode me marcar na sua próxima redação que eu corrigirei com muito prazer ;)

Geralcinoj Obrigadaaa😊😊 Disponha! Corrigind[…]

A constituição Federal garante o dir[…]

GlendaMorais dudaramos1 Ashiley Nicole18 […]

Segundo dados do Ministério da Saúde[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM