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#61382
A disseminação de fake news no Brasil tem sido fortificada cada dia mais, principalmente, nas redes sociais, devido a facilidade e velocidade de expandi-las. No whatsapp, por exemplo, é mais difícil conter as fakes news por ser uma rede projetada em torno da privacidade da população. Sendo assim, a propagação de informações falsas é um grande perigo para a população.
Diante disso, o compartilhamento de informações sem veracidade alguma, trazem sério riscos ao setor da saúde e incentivos ao preconceito e a violência. Tomando para o Brasil e o atual cenário como exemplo, durante os últimos meses tem causado grande impacto no setor da saúde, em vista a pandemia, onde pessoas consomem remédio sem eficácia comprovada, a fim de ajudar no tratamento
Ademais, devido ao grande poder midiático, a falta pela busca das veracidades das notícias e suas respectivas fontes, aliena os internautas a acreditarem e disseminarem as informações que recebem, pois a grande maioria vê as redes sociais, Whatsapp e Instagram, como fontes de informações. Visto que, durante essa pandemia do Covid-19, uma pesquisa da Avaaz, mostra que cerca de 100 milhões de pessoas, ao menos, acreditam em uma notícia falsa acerca da pandemia.
Por conseguinte, medidas devem ser tomadas para corrigir o problema. Cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública juntamente com o Governo Federal, criar uma campanha para reunir pessoas dispostas a ajudar as pessoas a identificar as fakes news preceituadas em certas notícias duvidosas. Além disso, é necessário que o poder legislativo criminalize a publicação de notícias enganosas, fazendo com que haja uma quebra nessas mentiras dissimuladas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por camis23
#61389
@TalitaBergam, olá, bom-dia! irei corrigir sua redação.

A disseminação de fake news no Brasil tem sido fortificada cada dia mais, principalmente, nas redes sociais, devido a facilidade e a(Atente-se ao paralelismo) velocidade de expandi-las. No whatsapp, por exemplo, é mais difícil conter as fakes news por ser uma rede projetada em torno da privacidade da população. Sendo assim, a propagação de informações falsas é um grande perigo para a população.(Aqui há a necessidade de você explicitar a tese, os fatores que fomentam a problemática. Além disso, seria bom você inserir um repertório sociocultural na introdução para angariar mais consistência na construção da sua fala)

Diante disso, o compartilhamento de informações sem veracidade alguma, traz(Atente-se à concordância verbal. o verbo "trazer" remete à concordância com o vocábulo "compartilhamento") sérios riscos ao setor da saúde e fomenta(Atente-se ao fato de não deixar as frases soltas, sem a devida referência) incentivos ao preconceito e à violência. Tomando para o Brasil, e o atual cenário como exemplo, durante os últimos meses tem causado grande impacto no setor da saúde, em vista a pandemia, onde pessoas consomem remédio sem eficácia comprovada, a fim de ajudar no tratamento.(Primeiramente, a discussão que você aborda aqui é extremamente superficial, e se torna ainda mais dispersa quando você não insere nenhum repertório, nenhum argumento de autoridade para embasar seu posicionamento. Além disso, é um parágrafo meramente expositivo, que você se atenta apenas a fatos, tornando-o expositivo. Ao fim dele, falta a conclusão, que seria a retomada do repertório, traçando um paralelo entre ele e sua discussão, corroborando os seus argumentos. Mas como você pode argumentar? Você deve responder questionamentos pertinentes relacionados ao tema, como "por que as fake news afetam veementemente a saúde, a política e a economia? por que elas se propagam de maneira tão veloz entre as pessoas? por que as pessoas não se atentam ao fato de checar as informações? quais são os objetivos que rodeiam a propagação intencional das fake news?")

Ademais, devido ao grande poder midiático, a falta pela busca das veracidades das notícias e suas respectivas fontes, induz os internautas a acreditarem e a disseminarem as informações que recebem, pois a grande maioria vê as redes sociais, Whatsapp e Instagram, como fontes de informações. Visto que, durante essa pandemia do Covid-19, uma pesquisa da Avaaz, mostra que cerca de 100 milhões de pessoas, ao menos, acreditam em uma notícia falsa acerca da pandemia.(Aqui você não faz, novamente, uma discussão aprofundada como eu já tinha mencionado anteriormente. Faça a retomada dos dados que você inseriu ao concluir o parágrafo traçando um paralelo que ratifica sua fala)

Por conseguinte, medidas devem ser tomadas para corrigir o problema(Explicite o problema a que você se refere). Cabe(Insira um conector) ao Ministério da Justiça e à Segurança Pública, juntamente com(Essa construção é extremamente errônea por conta do seu teor redundante. Ao invés disso, utilize "aliado a/ao") o Governo Federal, criar uma campanha para reunir pessoas dispostas a ajudar as pessoas(Aqui você acaba sendo prolixa. Seja mais assertiva, e insira "órgãos fiscalizadores") a identificar as fakes news preceituadas em certas notícias duvidosas.(Aqui você não utiliza nem a forma e nem a finalidade da solução apresentada a ser executada pelo agente) Além disso, é necessário que o Poder Legislativo criminalize a publicação de notícias enganosas, fazendo com que haja uma quebra nessas mentiras dissimuladas.(Aqui você não indica como deve ser feita a ação e falha no ínfimo detalhamento)

COMENTÁRIO: Seu texto obedece parcialmente à estrutura dissertativa-argumentativa. Primeiro, atente-se, sobretudo, aos desvios gramaticais - aos paralelismos e às concordâncias -, à explicitação da tese na introdução, à discussão dos parágrafos 2 e 3 e a conclusão dos mesmos. Segundo, invista em repertórios mais consistentes para dar grande embasamento a sua produção. Por fim, sua intervenção tem alguns desvios, falta o detalhamento necessário, e uma dica, seria introduzir uma conclusão ao fim dela, que geralmente se dá com a retomada do repertório utilizado na introdução, traçando um paralelo entre o cenário exposto no primeiro parágrafo e as soluções propostas no último parágrafo. E diversifique os conectores, eles são extremamente necessários para alavancar sua nota na competência 4.

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