Avatar do usuário
Por Jcmilss
Quantidade de postagens
#124625
O quadro expressionista “O grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de indulgências assolados pelos impactos da cultura da violência na educação é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse sentido, faz-se crucial a análise das causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência familiar e o aumento dos casos de doenças psicológicas.
Em uma primeira análise, é válido pontuar que a cultura da violência deriva principalmente, da negligência familiar durante o período de desenvolvimento dos indivíduos. Segundo o filósofo Jean Jacques Rousseau, “O indivíduo é produto do meio em que está inserido”. Deste modo, entende-se que a vulnerabilidade familiar está diretamente relacionada à cultura da violência no sistema educacional brasileiro, ja que os indivíduos neglicenciados passam a ter comportamentos violentos nas escolas, e a influenciar outros estudantes a terem as mesmas atitudes.
Ademais, é fundamental destacar o aumento da ocorrência de doenças psicológicas como agente impulsionador da cultura da violência na base educacional brasileira. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, “As pessoas que apresentam distúrbios psicológicos estão mais propensas à terem quadros de violência”. Nessa perspectiva, conclui-se que as frequentes doenças psicológicas, agravam a ocorrência de casos de violência nas instituições de ensino, e consequentemente, impedem o desenvolvimento saudável da população estudantil. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, é necessária a adesão de medidas que contenham o avanço da cultura da violência no sistema educacional brasileiro. Para isso, cabe ao Governo Federal, juntamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de ONGs, a restruturação do sistema de fiscalização de casos de negligência familiar. Paralelamente, é imperativo que o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, disponibilizem atendimento psicológico nas escolas brasileiras, afim de ajudar os estudantes que sofrem com doenças psicológicas e, simultaneamente, reduzir os impactos da cultura da violência na educação brasileira. Assim, se consolidará uma sociedade mais ideal, onde o corpo social se distancia do quadro expressionista de Munch.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
467 Exibições
por nalugv
0 Respostas 
176 Exibições
por RaimundoJr
0 Respostas 
73 Exibições
por clara2023
0 Respostas 
63 Exibições
por Gabriela399
0 Respostas 
63 Exibições
por yagdalayssa
3 Respostas 
138 Exibições
por Laybarbosa
0 Respostas 
58 Exibições
por YannaMilhome
0 Respostas 
505 Exibições
por MariaS14
0 Respostas 
37 Exibições
por dricasoares
0 Respostas 
59 Exibições
por itsmariazs
Ingualdade entre as pessoas

Segundo a premissa do artigo quinto da constitui&c[…]

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

O estigma associado ao vírus HIV é u[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM