Em uma primeira análise, é válido pontuar que a cultura da violência deriva principalmente, da negligência familiar durante o período de desenvolvimento dos indivíduos. Segundo o filósofo Jean Jacques Rousseau, “O indivíduo é produto do meio em que está inserido”. Deste modo, entende-se que a vulnerabilidade familiar está diretamente relacionada à cultura da violência no sistema educacional brasileiro, ja que os indivíduos neglicenciados passam a ter comportamentos violentos nas escolas, e a influenciar outros estudantes a terem as mesmas atitudes.
Ademais, é fundamental destacar o aumento da ocorrência de doenças psicológicas como agente impulsionador da cultura da violência na base educacional brasileira. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, “As pessoas que apresentam distúrbios psicológicos estão mais propensas à terem quadros de violência”. Nessa perspectiva, conclui-se que as frequentes doenças psicológicas, agravam a ocorrência de casos de violência nas instituições de ensino, e consequentemente, impedem o desenvolvimento saudável da população estudantil. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, é necessária a adesão de medidas que contenham o avanço da cultura da violência no sistema educacional brasileiro. Para isso, cabe ao Governo Federal, juntamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de ONGs, a restruturação do sistema de fiscalização de casos de negligência familiar. Paralelamente, é imperativo que o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, disponibilizem atendimento psicológico nas escolas brasileiras, afim de ajudar os estudantes que sofrem com doenças psicológicas e, simultaneamente, reduzir os impactos da cultura da violência na educação brasileira. Assim, se consolidará uma sociedade mais ideal, onde o corpo social se distancia do quadro expressionista de Munch.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada