Envie sua redação!
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#67782
Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras definem um evento histórico marcante: À grande depressão de 1929, um dos maiores acontecimentos que literalmente faliu todo o globo. Com o término desse evento e da Segunda Guerra Mundial, a humanidade achou que finalmente descansaria. Entretanto, frente aos desafios atuais, isso está longe de acontecer. 92 anos após a crise, boa parte do mundo enfrenta uma pandemia gerada pelo Covid-19, na qual está afetando a economia de países ricos e pobres, incluindo o Brasil.

Inicialmente, é preciso ressaltar os indivíduos que mais sofrem as consequências dessa crise no Brasil: pretos e pobres. Pessoas que segundo o IBGE, são 40,7% da força de trabalho do Brasil, porém, recebem menos que um salário mínimo. Com a forte precarização do trabalho, mães, pais e filhos enfrentam desafios constantes, entre eles ficar sem nenhuma renda, sair de casa e ser contaminado ou propagar o vírus.

Outro ponto que merece atenção, está relacionado ao fechamento das escolas públicas. Muitas crianças e muitos jovens dependem da merenda escolar que são fornecidas nestes locais para nutrição, e de certa forma, fonte de alimentação diária. Quando as escolas fecham, segundo o IBGE, a renda de 25,4% das famílias brasileiras fica comprometida. Isto resulta em perdas salariais que afeta toda a família.

Fica evidente, que medidas devem ser tomadas para amenizar os impactos. De modo que o Ministério da Economia deve dar apoio à trabalhadores de baixa renda por meio de bolsa auxílios, para que dessa forma, sair de casa não seja uma obrigação mas uma necessidade. Além disso, o Ministério da educação (MEC) deve adotar por meio do Conselho Nacional da Educação (CNE) um conjunto de diretrizes que visem a continuidade de atividades não presenciais, tais como material didático impresso e aulas virtuais. Dessa forma, igualando a todos os cidadãos brasileiros, o Brasil estará um passo à frente no desenvolvimento da economia.


Obs: É minha primeira vez aqui então to perdida por enquanto, bjs se você leu até aqui
#68785
Os impactos da covid na economia brasileira

Em 1918, a Gripe Espanhola assolava a humanidade, causando graves danos à economia de vários países europeus. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, a crise econômica atingiu tanto a nação de onde surgiu o vírus, como também os demais países do mundo, principalmente o Brasil. Nesse sentido, é possível observar os impactos da covid na economia brasileira, dentre eles, destacam-se a desvalorização do real e o aumento do desemprego.

Em primeiro plano, percebe-se que a moeda brasileira sofreu uma grande desvalorização durante a pandemia. Segundo levantamento da Austin Rating, o real caiu 7,7% em 2021, tornando-se assim a 7° moeda que mais se desvalorizou. Desse modo, o país tende a perder, cada vez mais, a credibilidade diante de investidores estrangeiros.

Ademais, a alta taxa de desemprego tem sido um grave problema social ao longo da epidemia. De acordo com dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o desemprego no Brasil atingiu taxa recorde de 14,7% no 1° trimestre de 2021. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de mudança no mercado de trabalho.

Depreende-se, portanto, que a covid-19 causou grandes danos no setor econômico brasileiro. Assim, cabe ao Banco Central do Brasil junto ao Governo Federal, garantir a estabilidade do poder de compra da moeda. Isso será feito por meio de aumento da taxa básica de juros da economia, tornando o investimento em títulos brasileiros mais rentável, sendo iminente, então, a valorização do real no mercado mundial. Além disso, para que possa haver mais vagas de emprego, o Ministério do Trabalho deverá reformular os protocolos estabelecidos para o retorno das ocupações presenciais. Dessa maneira, os brasileiros terão mais oportunidades de trabalho e a economia brasileira estará livre de prejuízos.


Poderiam corrigir pra mim? @BrunaDias @BrunaDias @Dante Dante @eurodrigo Rodrigo @Leti07 @Higorrair higorr @vitoriaca @cassiahso @Tomazz tomazz@marilune tomazz @marilune Marilene @Gi69
#68799
Oi!💖

LEGENDA:
✅ACERTO
❌ERRO
📝ERRO DE PORTUGUÊS
😉DICAA
🧐OPINIÃO

✍🏾 ✍🏾INTRO✍🏾✍🏾

✅[REPERTÓRIO/ALUSÃO HISTÓRICA] Em 1918, a Gripe Espanhola assolava a humanidade, *causando* 📝[O VERBO DESTACADO NO GERÚNDIO DÁ IDEIA DE CONTINUIDADE. COMO JÁ SE PASSARAM ANOS, ACREDITO QUE A ECONOMIA DESSES PAÍSES SE RECUPERARAM, ISSO ATÉ POUCO TEMPO, POIS O COVID-19 CAUSOU *NOVOS* DANOS À ECONOMIA DE VÁRIOS PAÍSES. ENTÃO, SUGIRO TROCAR O "CAUSANDO" POR "O QUE CAUSOU" ]graves danos à economia de vários países europeus.✅[LINK COM O REPERTÓRIO] No entanto, com pandemia do novo coronavírus, a crise econômica atingiu tanto a nação ❌de❌ [CREIO QUE NÃO PRECISA DESSE "DE"]onde surgiu o vírus, como também os demais países do mundo, principalmente o Brasil. Nesse sentido, é possível observar os impactos do covid[DO COVID-19] na economia brasileira, dentre eles, destacam-se a desvalorização do real e o aumento do desemprego.

✅CONTEXTUALIZAÇÃO
✅PROJETO DE TEXTO
TESE [SUA TESE NÃO FICOU MUITO EVIDENTE, SUGIRO USAR UM ADJETIVO PERTO DA PALAVRA "IMPACTOS", É BOM MOSTRAR QUE AQUILO QUE VOCÊ DISSE É UM PROBLEMA]

SUGESTÃO:
Em 1918, a Gripe Espanhola assolava a humanidade, o que causou graves danos à economia de vários países europeus. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, a crise econômica atingiu tanto a nação onde surgiu o vírus, como também os demais países do mundo, principalmente o Brasil. 😉Com efeito, estratégias devem ser aplicadas para mitigar os graves impactos causados pelo Covid-19 na economia brasileira, tais como a desvalorização do real e o aumento do desemprego. 😉

✍🏾✍🏾D.1✍🏾✍🏾
✅[TÓPICO FRASAL]Em primeiro plano, percebe-se que a moeda brasileira sofreu uma grande desvalorização durante a pandemia.✅[REPERTÓRIO] Segundo levantamento da Austin Rating, o real caiu 7,7% em 2021, tornando-se assim a 7° moeda que mais se desvalorizou. ✅[LINK COM O REPERTÓRIO]Desse modo, o país tende a perder, cada vez mais, a credibilidade diante de investidores estrangeiros. [PODE EXPLICAR ISSO MELHOR? COMO OU PORQUE O PAÍS PERDE A CREDIBILIDADE DIANTE DOS INVESTIDORES ESTRANGEIROS?].
✅TÓPICO FRASAL
✅REPERTÓRIO
✅CONEXÃO DO REPERTÓRIO COM O ARGUMENTO [REPITO: APROFUNDE MAIS]
❌FINALIZAÇÃO [SUGIRO FINALIZAR O PARÁGRAFO MOSTRANDO SEU PONTO DE VISTA EM 3°PESSOA. IGUAL VOCÊ FEZ NO ÚLTIMO PERÍODO DO D.2]

✍🏾✍🏾D.2✍🏾✍🏾
✅TÓPICO FRASAL Ademais, a alta taxa de desemprego tem sido um grave problema social ao longo da epidemia. ✅DADO De acordo com dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o desemprego no Brasil atingiu taxa recorde de 14,7% no 1° trimestre de 2021. ❌[ARGUMENTE MELHOR. DIGA QUAL A CONSEQUÊNCIA DISSO, O PORQUÊ DISSO SER RUIM]✅[FINALIZAÇÃO]Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de mudança no mercado de trabalho.

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO✍🏾✍🏾
✅Depreende-se, portanto, que a covid-19 causou grandes danos no setor econômico brasileiro. Assim, cabe ao✅AGENTES Banco Central do Brasil junto ao Governo Federal, ✅AÇÃO garantir a estabilidade do poder de compra da moeda. ✅DETALHAMENTO Isso será feito por meio de aumento da taxa básica de juros da economia, tornando o investimento em títulos brasileiros mais rentável, sendo iminente, então, a valorização do real no mercado mundial. ❌[FINALIDADE ]✅[SEGUNDA SOLUÇÃO]Além disso, para que possa haver mais vagas de emprego, o Ministério do Trabalho deverá reformular os protocolos estabelecidos para o retorno das ocupações presenciais. Dessa maneira, os brasileiros terão mais oportunidades de trabalho e a economia brasileira estará livre de prejuízos.

🧐MUITO BEM! VALE LEMBRAR AQUI QUE É NECESSÁRIO UMA SOLUÇÃO COM AGENTE, MEIO, MODO, FINALIDADE E DETALHAMENTO.

💖GERAL: MUITO BEEM! SE ATENTE AO QUE FOI DITO QUE A PRÓXIMA REDAÇÃO FICARÁ AINDA MELHOR. BONS ESTUDOS!

Lembrando que sou só uma aluna, então, estou sujeita a equívocos também.

👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼
#68801
Esqueci de dizer: se colocar "EM PRIMEIRO PLANO" NO D1 TEM QUE COLOCAR "EM SEGUNDO PLANO" NO D2 E VICE-VERSA

C1: 160
C2:160
C3:160
C4:160
C5:200
Total:840

*Não sou boa em pontuar*

"Não tive filhos , não transmit[…]

De acordo com a constituição federal[…]

maiconpgtu Obrigadaa pelo seu tempo, Maicon😼💞💖 […]

geoca Isabelle10ra chihirukiki EmillyySi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM