Apesar do visível crescimento, devido as diversas mudanças climáticas, impulsionadas pelo aquecimento global, as colheitas agrícolas têm sofrido inúmeras perdas em sua produtividade, sendo incapazes de cumprir com as estimativas esperadas dos agricultores. Além disso, com a instabilidade do mercado externo, nota-se que os produtores têm sofrido com uma lucratividade abaixo do previsto. Por isso, muitos têm investido no uso de agrotóxicos, para garantir que sua plantação seja mais resistente e mais produtiva.
Porém, nota-se que a fiscalização governamental negligente, contribui para o uso exagerado de fertilizantes cada vez mais agressivos, acarretando em ações de lixiviação do solo e contaminação das águas, como os lençóis freáticos, sendo absorvidos por microrganismos, vegetais ou animais. Isso resulta em uma cadeia que pode favorecer tanto a mortalidade das abelhas, seres fundamentais para a manutenção da flora, como submeter os consumidores a riscos como alterações hormonais, e até mesmo contribuir para o desenvolvimento de aborto ou de câncer.
Sabe-se que segundo o Artigo 225, da Constituição Federal, impõem-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente de maneira ecológica para as presentes e futuras gerações. Assim, faz-se necessário uma ação do Ministério da Fazenda, visando reforçar a legislação para a venda de agrotóxicos, estabelecendo normas para uma utilização consciente deles. Além disso, o Ministério da Economia poderia fornecer subsídios aos pequenos produtores, que são os que mais sofrem com as instabilidades econômicas do mercado, impedindo que eles recorram à métodos que acarretam impactos ambientais, para aumentar a produtividade. Dessa forma, seria possível amenizar os impactos ambientais do agronegócio brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.