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Por CupcakeLit
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Frequentemente, durante as propagandas da Rede Globo, o agronegócio é exaltado a partir do slogan: “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo!”. Além disso, nota-se que segundo estudos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mesmo com os impactos econômicos negativos da pandemia, a prática apresenta um crescimento de até 5% para o seu PIB, com relação ao ano de 2022. Entretanto, este aumento vem atrelado a diversos impactos ambientais, como a degradação do solo e a perda da biodiversidade natural.

Apesar do visível crescimento, devido as diversas mudanças climáticas, impulsionadas pelo aquecimento global, as colheitas agrícolas têm sofrido inúmeras perdas em sua produtividade, sendo incapazes de cumprir com as estimativas esperadas dos agricultores. Além disso, com a instabilidade do mercado externo, nota-se que os produtores têm sofrido com uma lucratividade abaixo do previsto. Por isso, muitos têm investido no uso de agrotóxicos, para garantir que sua plantação seja mais resistente e mais produtiva.

Porém, nota-se que a fiscalização governamental negligente, contribui para o uso exagerado de fertilizantes cada vez mais agressivos, acarretando em ações de lixiviação do solo e contaminação das águas, como os lençóis freáticos, sendo absorvidos por microrganismos, vegetais ou animais. Isso resulta em uma cadeia que pode favorecer tanto a mortalidade das abelhas, seres fundamentais para a manutenção da flora, como submeter os consumidores a riscos como alterações hormonais, e até mesmo contribuir para o desenvolvimento de aborto ou de câncer.

Sabe-se que segundo o Artigo 225, da Constituição Federal, impõem-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente de maneira ecológica para as presentes e futuras gerações. Assim, faz-se necessário uma ação do Ministério da Fazenda, visando reforçar a legislação para a venda de agrotóxicos, estabelecendo normas para uma utilização consciente deles. Além disso, o Ministério da Economia poderia fornecer subsídios aos pequenos produtores, que são os que mais sofrem com as instabilidades econômicas do mercado, impedindo que eles recorram à métodos que acarretam impactos ambientais, para aumentar a produtividade. Dessa forma, seria possível amenizar os impactos ambientais do agronegócio brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por LuaEs
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#92756
******************* Aviso de Texto tamanho GIGANTE
Olá, CupcakeLit, tudo bem?
Estava analisando sua redação e notei erros graves e importantes, então vou analisar aqui com você e logo em seguida vou converter em pontos ok? Já digo que não sou profissional mas costumava fazer isso na escola, então acredito que talvez possa te ajudar. Espero que sim ❤️.
INTRODUÇÃO
Bem, iniciando sua redação há uma frase referente à rede globo e as propagandas e essa pode sim ser uma alusão legal para introduzir o seu texto, entretanto, você coloca ela ali e não a liga diretamente ao tema. Aí está outro problema: não há uma apresentação do tema, que no caso seria os impactos ambientais em decorrência do agronegócio no Brasil.
Observe: A estrutura de um parágrafo introdutório exige os seguintes elementos:
Primeiramente uma alusão para conceituar o tema, digamos para dar base, lugar e tempo ao tema. Logo em seguida é necessária fazer uma ponte para interligar essa alusão ao seu tema.
Depois é a vez da problematização, onde você explica ao leitor o proquê o seu tema é um problema real e pertinente a ser discutido. Por fim é hora da tese, que nada mais é do que os pontos principais aos quais você vai analisar, argumentar, defender e etc. Normalmente a tese tem dois núcleos, sendo que só serão desenvolvidos nos parágrafos de desenvolvimento, então fique tranquilo, aqui você só vai colocá-los de forma suscinta e introdutória.
Então:
-Alusão + ponte para o tema
-Problematização
-Tese

Agora vamos à sua introdução.
O primeiro período, como eu disse, apesar de ser uma alusão legal, não está vinculada ao seu tema, pois é uma informação dada completamente solta. Após apresentar essa observação das propagandas e tal, vc tem q interligá-la ao tema, de preferência do mesmo período por conta da organização.
Prosseguindo: "Além disso..." veja, como não há uma apresentação do tema, o que o leitor entende ao ler é "Além disso o que?" esses pontos são importantes pq quando é possível detectar perguntas, quer dizer que o texto não está coeso o suficiente.
No segundo período seria o momento de apresentar a problematização, e veja: não é hora de usar dados estatísticos como vc utilizou, é hora de dizer com suas palavras e o seu entendimento o porquê isto é um problema. Agora observe como ainda há perguntas, provando q seu texto está desconexo: "mesmo com os impactos econômicos negativos da pandemia, a prática..." Opa, qual prática? Percebeu?
Por fim a tese. Aqui de fato há os dois núcleos argumentativos que são uma sacada muito inteligente porque você apresenta o primeiro aspecto que é a degradação do solo e logo em seguida a perda da biodiversidade, ou seja, há uma relação de causa e consequencias que as interligam e deixam o texto bem amarradinho né? Ótimo, isso foi ótimo porque torna clara essa relação.
DESENVOLVIMENTO
Certo, aqui é o lugar onde vc vai desenvolver o primeiro aspecto da tese "degradação do solo". Inicialmente, sugiro que utilize conectivos, para amarrar o texto, igual vc utilizou no primeiro parágrafo, mas também é importante usar entre os parágrafos. Sugiro utilizar: A princípio, primeiramente, a priori (kkk a priori é engraçado, parece século XIX). Prosseguindo, aqui vc deve apresentar o q vai ser discutido no parágrafo, que é também o seu primeiro aspecto da tese. Dá-se o nome a esse primeiro período de tópico frasal e ele é importante para introduzir e guiar o leitor até a linha de raciocínio que vc vai traçar. É necessário nos dois parágrafos de desenvolvimento, pois faz parte da estrutura deles. Ok, no desenvolvimento é importante apresentar um repertório sociocultural para dar veracidade à sua argumentação. Como sabe, pode ser um livro, uma citação, uma música, um acontecimento histórico e etc. Isso falta no seu texto, o que acaba por empobrecer sua argumentação e também seu ponto de vista.
Mas ainda tem um problema maior ainda nesse segundo parágrafo: Na sua tese, o primeiro aspecto era a degradação do solo, lembra? Por isso o leitor espera que agora vc fale disso, pois se não, vc está fugindo do tema, e foi exatamente o q aconteceu. O mesmo acontece no terceiro parágrafo, onde vc deveria dissertar sobre a perda da biodiversidade natural, mas vc acaba falando sobre a negligência governamental (q eu considero um ponto muito importante pra esse tema aliás). Percebe que vc acaba fugindo da sua tese e da sua ideia inicial? Mas é só questão de organização viu, é só organizar bem direitinho sua tese, colocando uma ideia BEM clara do q vc quer defender e fazer o restante do texto em volta dela e tudo fica no lugar😉.
CONCLUSÃO
Mais uma vez, aqui tá faltando o conectivo inicial. Por ser a conclusão vc poderia usar o "portanto"q é clássico e funciona super bem. Ótimo, colocou já de cara o agente responsável pela ação e de quebra ainda colocou a função dele (boooaaa!). No restante do parágrafo a gente tem a ação, o modo, a finalidade...muito bom, fez até uma proposta composta, ou seja, q tem dois agentes e duas ações de melhoria (parabéns, é muito difícil escrever propostas assim). Esse parágrafo de conclusão no geral está muito bom, vc precisa se preocupar se ele resolveu/atenuou o problema, se foi eficaz e aí sim ele estará perfeito.
Só vou chamar atenção ao início dele e dar umas dicas. Bem, vc usou um repertório no início desse parágrafo que é o artigo 225 da Contituição Federal e, de fato, é muito pertinente, mas seria extremamente inteligente utilizá-lo nos parágrafos de desenvolvimento, pq lá é o melhor lugar para apresentar repertórios, elucidar e dar veracidade aos seus argumentos, então observe isto.

Essa foi uma análise bem pontual, se leu eu espero que te ajude.
Boa sorte este ano💙.
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