Avatar do usuário
Por izabelafm17
Quantidade de postagens
#87783
Chimamanda Adichi afirma que a mudança do "estatus quo" - o estado das coisas - é sempre penosa. Nessa perspectiva, percebe-se tal dificuldade de mudança nos problemas ambientais decorrentes do crescimento do agronegócio. Nesse sentido, observa-se um delicado problema que tem como causas o silenciamento e a insuficiência legislativa.

Dessa forma, em primeira análise, o silenciamento é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão dos impactos gerados pelo agronegócio, visto que pouco se menciona as consequências ambientais do agronegócio, promovendo a desinformação para grande parte da população. Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defendeu a pensadora.

De outra parte, a insuficiência legislativa é um entrave no que tange ao problema. De acordo com o artigo 225 da Constituição Federal, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, essa legislação não tem sido suficiente no que se refere à questão dos efeitos que o agronegócio gera, uma vez que a falta de fiscalização pelo uso de agrotóxicos é deficitária, apontando a baixa atuação das autoridades, elevando os índices do uso de produtos químicos, dessa forma o solo torna-se mais infértil e há a perda da biodiversidade. Assim sendo, a lei enfraquecida, dificulta-se a resolução desse impasse.

Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, o Poder Público deve investir nos impactos que o agronegócio promove ao meio ambiente, por meio da destinação de verbas, a fim de reverter a inabilidade legislativa que impera. Tal ação pode, ainda ser divulgada nas mídias de massa promovendo campanhas com o intuito de conscientizar a população. Paralelamente, é preciso investir sobre o silenciamento presente no problema. Dessa forma, poder-se-á diminuir, gradativamente, essa patologia social do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
1553 Exibições
por Letmguiy
0 Respostas 
552 Exibições
por thainaecj
0 Respostas 
54 Exibições
por valentina47
0 Respostas 
205 Exibições
por Role2612
0 Respostas 
383 Exibições
por Camillagomes
0 Respostas 
172 Exibições
por Dsvv
0 Respostas 
40 Exibições
por Beca15
0 Respostas 
36 Exibições
por annalopes
0 Respostas 
149 Exibições
por yDavid
0 Respostas 
317 Exibições
por WolfGamer007

ManoelSan , JoaoPedro72

"Onde está /Meu irmão sem i[…]

Anna1 corrige pra mim ?🙏🏻

Bheatriz , Mylike ManoelSan AmaCris Poderi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM