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#61189
"Os velhos são duas vezes crianças", uma frase do filósofo Aristófanes que resume muito os idosos no mundo contemporâneo, uma vez que com o passar dos anos a evolução se torna inevitável para todos e assumimos a pauta de nos atualizar e aprender um dos maiores feitos da humanidade, a tecnologia. Nessa conjuntura, o que para maioria dos jovens se trata de algo fácil e simples, para um grande porcentual da população velha se torna um desafio a se solucionar diariamente.
É imperioso elencar, primeiramente, que a inclusão digital de acordo com a Lei 12.965/14, voltada a esses meios de tecnologia, propõe que a "internet" é considerada uma questão de direito essencial ao exercício de cidadania e isso fica evidente quando refletimos sobre a sua importância, pois é através dela que adquirimos oportunidades diversas, informação rapida, conectividade com outros indivíduos a distância, e entre outros benefícios. Entretanto, ainda enfrentamos uma vasta dificuldade de integrar a maioria dos idosos, quando essa classe é menos valorizada pela sociedade em relação aos assuntos tecnológicos, por uma falsa crença de que existe uma ausência de capacidade em utilizar esses meios, devido fatores acarretados pela idade mais avançada, como o processo mais lento de compreensão e interpretação desses indivíduos.
Ademais, vale destacar que muitos tem uma grande dificuldade em solucionar questões associadas a atualidade, assim necessitam de uma atenção especial pela falta de costume ou até mesmo por alguns empecilhos, exemplo, o analfabetismo funcional. Como é revelado na entrevista feita pela Tv Brasil "Idosos conectados", a maioria prefere utilizar esses aparelhos de modo superficial e menos aprofundado, uma vez que, mesmo querendo aprender a utilizar esses novos mecanismos, ainda buscam por oportunidades, como pessoas que auxiliem sua trajetória.
Portanto, visando solucionar essas barreiras e incluir a população menos valorizada, mediante a tecnologia, é essencial que o Governo Federal com apoio de ONGs, façam campanhas e projetos com o objetivo de acabar com as dúvidas e ensina-los a como utilizar a tecnologia e seus benefícios através dela. Além disso, é também imperioso, que as mídias divulguem mais sobre a importância da incorporação dessa comunidade mais velha, assim influenciando a conexão social e proporcionando ainda mais o interesse de seus próprios familiares em ajudar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#61320
EmillyySilva escreveu:@12JEO
EmillyySilva escreveu:@12JEOLMA12 por favor, poderia elencar, apontar e explicar meus erros na redação para obter essa nota? Obrigado pela atenção ♡
LMA12 por favor, poderia elencar, apontar e explicar meus erros na redação para obter essa nota? Obrigado pela atenção ♡

@12JOELMA12
#61335
@EmillyySilva, olá, boa-noite! posso corrigir sua redação sim :D

"Os velhos são duas vezes crianças", a frase do filósofo Aristófanes resume os idosos no mundo contemporâneo, uma vez que com o passar dos anos a evolução se torna inevitável para todos e assumimos a pauta de nos atualizar e apreender um dos maiores feitos da humanidade, a tecnologia(Você utiliza nesse período o verbo na primeira pessoa do plural o que é totalmente errôneo numa redação dissertativa-argumentativa, pois a produção precisa ser inteiramente impessoal, você não pode se incluir na argumentação. Outro detalhe é acerca do vocábulo "aprender" que também não está adequado, visto que tecnologia não é algo que se aprende em si. Tecnologia é uma evolução, fruto da modernidade, você se adequa a ela, apreendendo ela, por isso fiz a troca para "apreender".). Nessa conjuntura, o que para maioria dos jovens se trata de algo fácil e simples, para um grande porcentual da população velha se torna um desafio a ser solucionado diariamente. (Aqui é necessário você evidenciar a tese. Explicitar quais são os fatores que fomentam a problemática e que irão ser discutidos nos parágrafos 2 e 3)

É imperioso elencar, primeiramente, que a inclusão digital de acordo com a Lei 12.965/14, voltada a esses meios de tecnologia, propõe que a internet(Aqui não é necessário o uso das aspas) é considerada uma questão de direito essencial ao exercício da cidadania e isso fica evidente quando refletimos(Atente-se à impessoalidade do verbo. Troque por "se é refletido") sobre a sua importância, pois é por meio(Modifiquei o vocábulo, pois "através" geralmente remete à oralidade) dela que adquirimos oportunidades diversas, informações rápidas, conectividade com outros indivíduos a distância, e entre outros benefícios. Entretanto, ainda enfrentamos uma vasta dificuldade de integrar a maioria dos idosos, pois essa classe é menos valorizada pela sociedade em relação aos assuntos tecnológicos, por uma falsa crença de que existe uma ausência de capacidade em utilizar esses meios, devido a fatores acarretados pela idade mais avançada, como o processo mais lento de compreensão e de(Atente-se ao paralelismo) interpretação desses indivíduos.(Parágrafo com alguns desvios, mas que realiza a discussão necessária, porém, deixa de realizar a conclusão, a qual faz a retomada do repertório que você pôs no parágrafo para embasar sua fala e é usada como paralelo, corroborando sua argumentação)

Ademais, vale destacar que muitos idosos(Não deixe de evidenciar a quem você se refere) têm uma grande dificuldade em solucionar questões associadas à atualidade, assim, necessitam de uma atenção especial pela falta de costume(Essa construção beira muito a linguagem informal. Faça uso de outra que tenha teor mais formal) ou até mesmo por alguns empecilhos, por exemplo, o analfabetismo funcional. Como é revelado na entrevista feita pela Tv Brasil "Idosos conectados", a maioria prefere utilizar esses aparelhos de modo superficial e menos aprofundado, uma vez que, mesmo querendo aprender a utilizar esses novos mecanismos, ainda buscam por oportunidades, como pessoas que auxiliem sua trajetória.Você realiza mais uma vez a discussão do parágrafo, o que é muito significativo para o sucesso da sua produção, entretanto, deixa de inserir a conclusão com a retomada, como eu já havia citado anteriormente)

Portanto, visando solucionar essas barreiras e incluir a população longeva, mediante a tecnologia, é essencial que o Governo Federal com apoio de ONGs, façam campanhas e projetos com o objetivo de acabar com as dúvidas e ensinar aos mais velhos(Novamente reitero, evidencie a quem você está se referindo) a como utilizar a tecnologia e seus benefícios por intermédio dela. Além disso, é também imperioso, que as mídias divulguem mais sobre a importância da incorporação dessa comunidade mais velha, assim influenciando a conexão social e proporcionando ainda mais o interesse de seus próprios familiares em ajudar.(No primeiro agente, você obedece aos 4 critérios da intervenção, mas no segundo agente falta a forma como as mídias vão atuar, tornando o detalhamento ínfimo)

COMENTÁRIO: Seu texto se adequa à estrutura dissertativa-argumentativa, porém com algumas falhas. Atente-se, sobretudo, aos desvios gramaticais no seu texto, faça a revisão sempre assim que finaliza-lo, insira repertório mais consistente no terceiro parágrafo, faça a conclusão dos parágrafos de desenvolvimento e detalhe sua intervenção. Por fim, uma dica. Na proposta de intervenção, não é obrigatório, mas é de bom tom, ao final, você inserir uma conclusão, fazendo uma retomada com a introdução e estabelecendo um contraponto - entre o cenário que você expôs no primeiro parágrafo e as soluções que você propôs no último parágrafo, mas é apenas uma sugestão ;) .

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