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De acordo com dados disponibilizados pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2011, o acesso à internet é um dos direitos humanos do século XX. No entanto, a afirmação caracteriza um paralelo em relação ao cenário atual marcado pelas dificuldades na utilização da tecnologia por parte dos idosos, o que provoca a exclusão social e restrição informativa desse grupo etário. Logo, encaminha-se a análise da situação apresentada.
Primeiramente, pode-se confirmar que os recursos modernos de conhecimento se encontram nas telas de "smartphones" e "notebooks", possibilitando assim seu uso a qualquer momento. Porém, sem o manuseio correto pela população idosa, a informação presente nos aparelhos se torna descartável pelo usuário, que consequentemente limita seu aproveitamento.
Por conseguinte, a premissa social surge nesse meio, que durante o período pandêmico se tornou um mecanismo essencial para contato e aumentou de 40% a 50%. Mas, sem o conhecimento adequado sobre as tecnologias, as pessoas da terceira idade acabam por sofrer com o isolamento proporcionado pelo meio real e digital, o que aumenta o sentimento da solidão.
Infere-se, portanto, a instituição de recursos educativos pelo Ministério da Educação (MEC) para instrução de idosos para adaptação à tecnologia poe meio de cursos gratuitos. O empreendimento acerca da questão é essencial para que assim os direitos pertinentes aos seres humanos não sejam violados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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