Primeiramente, é importante destacar que uma das causas latentes para tal problema é a falta de debate. Segundo o filósofo Foucault na sociedade pós-moderna , muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido , é possível perceber uma lacuna nos debates sobre o consumismo presente em nossa sociedade, o que causa uma desinformação em massa e , consequentemente , uma resolução mais dificultada.
Ademais , outro fator causador para a configuração de tal problemática é uma lacuna educacional. De acordo com o filósofo Kant o ser humano é resultado da educação que teve. Dessa forma , se há um problema social , há como base uma lacuna educacional , haja vista que as escolas não estão tomando medidas para reverter no que tange ao consumismo.
Portanto , uma Intervenção faz-se necessária. É papel das escolas em conjunto com a prefeitura desenvolver medidas para solucionar esse impasse , por meio de rodas de debate e conversa , a fim de amenizar os impactos causados pelo mal hábito de consumo. Além disso , deverão contar ainda com a presença de professores e alguém que já sofreu com as consequências do consumismo e sinta-se a vontade em compartilhar sua história . Para que assim , casos como o de "Kim Kardashian" se tornem cada vez menos frequentes em nossa sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.