Em primeiro plano, é válido destacar o silenciamento midiático ou má influência midiática, por contribuírem diretamente com o entrave. Em consonância com tal fato é possível citar a frase de George Orwell, jornalista e ensaísta político inglês. " A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa." nesse sentido, ao analisar os estigmas associados a doenças mentais, observa-se que a falta de exposição na mídia contribui para a ausência de visibilidade dos desafios enfrentados por esses indivíduos e das possíveis soluções para melhorar a qualidade de vida dos mesmos. Nesse viés, em virtude da falta de propagação, a exclusão e o preconceito são instaurados e irrefreavelmente firmados.
Por conseguinte, é imperativo ressaltar a negligência governamental no que concerne a criação de mecanismos os quais coíbam tais decorrências. Sob esse ângulo, é válido trazer ao debate a constituição federal de 1988 a qual afirma ser o dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar da população. Partindo desse pressuposto é notório a falta de cumprimento de tais garantias pelo órgão ao passo de que o aumento do índice de transtornos mentais é um reflexo explícito dessa deficiência estatal, que contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Depreende-se, portanto que é fundamental a atuação estatal e social para que tais obstáculos sejam suprrados. O Poder Legislativo, uma das entidades governamentais conforme a "Teoria da Separação dos Poderes" ,proposto por Montesquieu (1689-1755), usufrui da função de suscitar as leis e reformá-las, cujo objetivo, é elaborar normas de direito de abrangência geral ou individual, que são aplicadas na sociedade nas relações mútuas, em virtude disso, promova o aperfeiçoamento na lei designada, de modo que beneficie as distintas regiões do Brasil. Essa ação deve ser realizada por meio das condutas de conscientização de governantes, em aderir programas sociais de relevante interesse social e cultural, que abordem a necessidade de eliminar transtornos mentais, incentivar a cooperação e trabalhar para estabelecer prerrogativas efetivas que possam auxiliar as Unidades Federativas, na aquisição da saúde mental. Desse modo, atenuar-se-à, em médio e longo prazo, o impacto nocívo do empecilho, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada