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#54036
Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas Memórias Póstumas que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada a sua decisão: a desvalorização com saúde mental é uma das faces mais perversa de uma sociedade em desenvolvimento. Assim, surge a problemática dos estigmas associado as doenças mentais, seja pelo cumprimento dos direitos, seja pela lenta mudança de mentalidade social.

É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Conforme Aristóteles, a poética deve ser utilizada, de maneira que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado. De maneira análoga, fica claro que a falta de assistência governamental rompe com essa harmonia; haja em vista que embora esteja previsto na constituição, uma saúde de qualidade, nota-se que a doença mental é tratada com inferioridade comparada com a física, fazendo com que sejam excluídos socialmente de um direito.

Além disso, é notório que a saúde mental é considerada um tabu pela sociedade, impedindo que seja amplamente discutido. De acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar. Ao seguir essa linha de pensamento, observa -se que a categorização do transtorno mental como "frescura" se encaixa na teoria do sociólogo. Uma vez que se uma criança vive numa família com esse comportamento tende adota-ló também por causa da vivência em grupo. Assim, a propagação desse pensando passado de geração em geração se torna-se comum, resultando no agravamento dessa problemática.

Infere -se, portanto, que os estigmas dos transtornos mentais é um mal para sociedade. Assim, cabe o governo, por meio do SUS- Sistema Único de Saúde, viabilizar o acesso de psicólogos, com intuito de tornar acessível aos cidadãos, tornando comum o cuidado com a saúde mental. Ademais, é necessário que a mídia, grande influenciador dos indivíduos, divulgue a importância de discutir o assunto, mostrando a gravidade desse impasse. Com isso, deixar um legado que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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