De início, cabe analisar a desigualdade de gênero como um empecilho para a resolução do problema. Acerca disso, a filósofa francesa Simone de Beauvoir defendia que: “não se nasce mulher, torna-se”, evidenciando, através de tal premissa, que as mulheres se tornam o que são devido aos deveres e costumes culturais que a elas são impostos. À vista disso, percebe-se que atualmente no Brasil ainda são definidos papéis bastantes rígidos sobre o que é ser homem e o que é ser mulher, nos quais, na maioria das vezes, o público feminino fica responsável pelo lar e pelos filhos, enquanto os homens são responsáveis apenas pela parte financeira. Logo, a permanência de tal cultura corrobora a controvérsia.
Outrossim, a ineficiência de leis configura-se como outra grande barreira para a promoção da paternidade responsável. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever da família assegurar o direito dos filhos à convivência familiar. No entanto, na prática esta não é aplicada, uma vez que muitos pais ainda praticam o abandono afetivo no Brasil. Desse modo, visto que não há uma lei específica que obrigue a presença paterna na vida dos filhos, muitos homens acreditam que o pagamento de pensão alimentícia seja suficiente para suprir todas as necessidades do descendente. Assim, a persistência de tal situação contribui com a problemática.
Portanto, medidas são necessárias para amenizar o impasse. Para tal, cabe ao Ministério da Educação realizar debates e rodas de conversa nas escolas sobre desigualdade de gênero, mediante o auxílio de profissionais qualificados, tendo como foco a desconstrução da cultura que define os papéis dos homens e das mulheres na sociedade brasileira. Essa medida terá como principal finalidade ensinar aos jovens que não deve existir uma diferença tão grande nos deveres femininos e masculinos, de modo a tornar as tarefas mais igualitárias e desenraizar a ideia de que as mães são as maiores responsáveis pelos filhos. Dessa maneira, um passo colossal será dado rumo ao progresso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.