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Por Anninha
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Policarpo Quaresma, protagonista de Lima Barreto, do clássico livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, sempre teve como característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. Entretanto, as dificuldades enfrentadas recentemente na modalidade EAD torna o país ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Nessa perspectiva, seja pela negligência estatal, seja pela falta de incentivo da população, o descaso com od métodos educacionais em período de paralisação escolar, continua afetando de forma negativa o cotidiano brasileiro, o que exige uma demanda de reflexões.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar a ausência de medidas governamentais direcionadas a meios tecnológicos e didáticas contributivas, o que atinge grande parcela da população que possuí dificuldades econômicas, uma vez que poucos recursos são destinados pelo Estado para reduzir essas barreiras na educação. De acordo com a pesquisa feita em 2019 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, cerca de 48% da população tem acesso a internet, o restante sofre com as comorbidades da desigualdade.
Somado a isso, a falta de incentivo ao governo pela população, dificuldade na execução de melhorias para a resolução da desigualdade na rede de escolas públicas. Segundo o jornalista Irlandês George Bernard Shaw “O progresso é impossível sem mudanças”. Analogamente, reivindicações da sociedade pela melhora do ensino a distância, são necessárias para a realização de mudanças nessa área.
Portanto, a educação durante a paralisação escolar, apresenta empecilhos preocupantes. Para amenizar esse cenário urge que o Estado invista, por meio de verbas governamentais, na atuação eficiente do método EAD, a fim de possibilitar a consolidação de uma sociedade mais igualitária. E ainda, cabe a população promover manifestações, através de abaixo-assinados inerente ao governo, com o intuito de adquirir em uma desenvoltura consistente na reconstrução de alternativas plausíveis na nova forma de educação, com o objetivo de democratizar o sistema educacional. Somente assim será possível permitir o acesso a tecnologia e ao sistema remoto de forma revolucionária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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