TEMA(AFA 2018): Os efeitos negativos do uso indiscriminado da internet
TÍTULO: A dependência emocional em redes sociais
Uma pesquisa realizada em 2020 pela Global Digital Overview, aponta que o Brasil é o 3º país com o maior tempo de utilização de internet por seus usuários. Cada pessoa, em média, fica 4 horas por dia nas redes sociais. Nesse sentido, o uso constante e desorientado dessa ferramenta causa nos seus consumidores diversos efeitos negativos devido à dependência emocional gerada. Com isso, entre os problemas analisados estão os problemas físicos e psicológicos além da diminuição da autoestima.
Em primeira análise, segundo um estudo da faculdade de medicina de Harvard, publicado na revista Nature, dentre os problemas enfrentados pelo uso excessivo do celular estão: dores nas mãos, ombros e pescoço além de prejudicar o sono. Dessa forma, é possível analisar que a dependência no aparelho que faz a ligação entre o usuário e a internet, afeta negativamente a sua condição física e psicológica. Assim, o uso indiscriminado do mesmo é prejudicial.
Em segunda análise, a nomofobia é definida como o medo de ficar incomunicável por não estar conectado às redes sociais, esse transtorno causa ansiedade, tremores, taquicardia, dentre outros problemas. Desse modo, o uso constante das redes sociais – principalmente entre os adolescentes – por estarem em processo de desenvolvimento, causa medo da rejeição e sensação de incapacidade, fatores que diminuem a sua autoestima. Com isso, é criado o hábito não saudável e vicioso de estar sempre conectado às redes.
Por fim, em relação aos efeitos negativos do uso indiscriminado da internet, é possível analisar que a dependência emocional gerada causa prejuízos à saúde física e psicológica além de diminuir a autoestima de seus usuários.
Frase de Ariano Suassuna
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Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
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Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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