Por hadascii
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No Reality estadunidense " quilos mortais", é documentado a luta diária de pessoas que enfrentam as mudanças de hábitos para perder peso. Análoga à realidade no Brasil, milhares de pessoas enfrentam os efeitos dos maus hábitos alimentares.
Desta forma, observamos que a má alimentação reflete um cenário desafiador, seja pela falta de orientação e educação alimentar, seja pela cultura do consumismo.
Em primeira análise é preciso atentar que as pessoas não recebem educação alimentar em nenhum momento do período escolar. Nessa perspectiva, a máxima de Immanuel Kant de que "o ser humano é aquilo que a educação faz dele" cabe perfeitamente.
Desse modo tem como tendência os indivíduos passarem suas vidas se alimentando de forma descompensada, sem preocupação em atender as necessidades nutritivas.
Além disso os efeitos da má alimentação encontra terra fértil na cultura do consumismo. O filósofo contemporâneo Valter Rosa Borges expõe que as pessoas querem compram felicidade para consumir. Em virtude disso, há, como consequência o aumento de doenças relacionadas à má alimentação, os indivíduos consomem com foco apenas em sentir prazer momentaneamente. Esse consumismo que influi sobre o problema dos efeitos da má alimentação na sociedade brasileira funciona como forte empecilho para a solução.
Portanto medidas são necessárias para solucionar esta problemática. Para que isso ocorra o Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação devem desenvolver palestras e programas nas escolas para alunos por meio de entrevistas com pessoas que perderam peso, bem como especialistas de nutrição e educação física para influenciar os bons hábitos e evidenciar os efeitos da má alimentação. Tais palestras devem ser disponibilizadas nas redes sociais dos ministérios com objetivos de manter a população alerta sobre os efeitos da má alimentação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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