Nesse contexto, vale ressaltar que a lacuna escolar impulsiona a problemática. Segundo o educador Paulo Freire, a Educação sozinha não transforma ninguém e sem ela tampouco a sociedade muda. Diante de tal exposto, os problemas sociais têm com base uma falha educacional. Em relação a questão da calamidade ecológica, nota-se uma inegável interferência, haja vista que a escola não tem de fato executado seu papel no propósito de reverter ou até mesmo amenizar o dilema, pois não agrega em sala de aula conteúdos que interfiram diretamente no impasse.
Ademais, vale ressaltar que a má influência midiática é um grande problema à solução da questão. Segundo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Diante de tal exposto, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação para população sobre as consequências que afetam o meio ambiente, influencia na consolidação do impasse. Essa ação, portanto, evidencia um grave problema que impede o país de evoluir nesses aspectos.
Conclui-se, logo, que intervenções devem ser realizadas para solucionar essa questão. Nesse sentido, o Ministério do Meio Ambiente, por meio de mídias publicitárias na televisão e nas redes sociais, deve apresentar conteúdos educativos sobre as causas e consequências de danos ecológicos em horários estratégicos ao longo do dia, com o intuito de alcançar um maior público para que a sociedade possa ter conhecimento acerca do assunto e saiba tem consciência. Dessa forma, o infortúnio será intermediado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.