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Por Thanzinha
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Os efeitos do preconceito racial na sociedade brasileira
Em 1888 foi assinada a Lei Áurea que concedeu liberdade aos escravos do Brasil. Essa conquista carregou a esperança de uma vida digna e com Liberdade. Na sociedade brasileira atual, nota-se os efeitos que a ausência de planejamento para integrar os negros em sociedade na época da abolição trouxe. A desigualdade racial e a desvalorização da vida Negra são manchas de um preconceito de raça que perdura por anos.
Em primeira análise, é notório o quanto o corpo social é dividido por classes e raças. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pessoas de pele escura representam 75% do grupo formado pelos 10% mais pobres no Brasil. Desse modo, fica evidente como o racismo está sendo introduzido socialmente, já que muitas profissões dadas como de "elite" são designadas na grande maioria para pessoas de pele clara. Um exemplo disso, é em uma turma de estudantes de medicina em que raramente se nota a presença de negros ou pardos, o que não deveria ocorrer, pois a mesma capacidade que o branco tem de intelecto o preto também possui, eles trabalham, estudam e acabam recebendo menos do que os brancos.
Ademais, o descaso com a vida das pessoas de pele escura também revela a intolerância pela cor. De acordo com o jornal da "CNN", 78% das vítimas por arma de fogo são negras. Nesse sentido, mais um fator de rejeição é perceptível e a comprovação de que o preconceito ainda é um mal em coletividade também, pois matar um ser humano através de julgamentos por sua cor vai além de intolerância, mas da falta de empatia e ódio. Já que tentar justificar a morte de pessoas que podiam ser inocentes têm relação com caráter e não com cor.
Desse modo, é imprescindível conscientizar a população brasileira a respeito do preconceito racial. Portanto, cabe ao Conselho Nacional do Ministério Público, órgão responsável por supervisionar o comprimento dos deveres funcionais do Brasil, promover políticas públicas para aprimorar leis já criadas contra o racismo por meio da redefinição e reavaliação delas, adicionando mais seguridade e proteção para os negros tornando tais ofícios mais rígidos e eficazes a fim de diminuir a desigualdade e opressão por raça e cor. Dessa maneira, a lei Áurea passará a reduzir os efeitos que causou ao longo dos anos e cumprir o papel que prometeu.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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