Primeiramente, observa-se a má influência da mídia como uma agravante. De acordo com Michel Foucault – um dos maiores filósofos do século XX – os corpos são moldados e dominados para servir aos propósitos do sistema no qual se vive. Nessa linha de pensamento, a mídia, principal meio de influência social, impõe, por meio dos seus estereótipos, que o corpo ideal é aquele de formas corporais magras e bem definidas, sendo uma grande responsável por influenciar os indivíduos a buscarem possuir tal forma e caso não tenham, são julgados e criticados pela sociedade, sendo vítimas de preconceitos. Dessa forma, é necessário se contrapor a esses ideais extremistas de estética perfeita.
Por conseguinte, ao indivíduo decidir fazer cirurgias para melhorar seu corpo, pode ocorrer gravíssimas lesões em decorrência da busca pelo padrão. Sob esse viés, Andressa Urach – modelo e apresentadora brasileira – foi internada por vários dias no hospital devido a uma infecção nas pernas causada pela aplicação em grande quantidade de hidrogel. Por essa ótica, a busca pelo corpo perfeito pode acometer de forma negativa a saúde das pessoas, pois ao se submeter a um procedimento cirúrgico há vários riscos e muitas vezes pode ocorrer algum erro, deixando a vítima com problemas de saúde. Desse modo, minimizar esses empecilhos é de grande necessidade.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso, o Ministério da Saúde deve, por meio do próprio veículo causador do impasse – a mídia – fazer uma campanha em que sejam valorizados corpos de diferentes tipos. Essa ação tem de ser feita com a ajuda de algumas celebridades de pesos diferentes e formas diversas, a fim de que as pessoas que sofrem com esse dilema, possam se sentir melhores e, consequentemente, se aceitem aos poucos como são. Assim, a busca extremista pelo corpo perfeito ficará em grande parte na Antiguidade Clássica e se estabelecerá na atualidade a busca pelo saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.