Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#39458
Desde a Antiguidade Clássica, a busca pela beleza esteve presente na vida do homem, já que os grupos acreditavam que o corpo era tão importante quanto a intelectualidade do indivíduo. Visto isso, nos dias atuais não é diferente, pois muitas pessoas se sentem desvalorizadas e pressionadas a serem como os corpos vistos como ideais. Nesse sentido, emerge um problema grave que precisa ser revertido e tem como contribuinte a má influência midiática e como uma das consequências, os riscos de acidentes e lesões em cirurgias em busca do padrão imposto.

Primeiramente, observa-se a má influência da mídia como uma agravante. De acordo com Michel Foucault – um dos maiores filósofos do século XX – os corpos são moldados e dominados para servir aos propósitos do sistema no qual se vive. Nessa linha de pensamento, a mídia, principal meio de influência social, impõe, por meio dos seus estereótipos, que o corpo ideal é aquele de formas corporais magras e bem definidas, sendo uma grande responsável por influenciar os indivíduos a buscarem possuir tal forma e caso não tenham, são julgados e criticados pela sociedade, sendo vítimas de preconceitos. Dessa forma, é necessário se contrapor a esses ideais extremistas de estética perfeita.

Por conseguinte, ao indivíduo decidir fazer cirurgias para melhorar seu corpo, pode ocorrer gravíssimas lesões em decorrência da busca pelo padrão. Sob esse viés, Andressa Urach – modelo e apresentadora brasileira – foi internada por vários dias no hospital devido a uma infecção nas pernas causada pela aplicação em grande quantidade de hidrogel. Por essa ótica, a busca pelo corpo perfeito pode acometer de forma negativa a saúde das pessoas, pois ao se submeter a um procedimento cirúrgico há vários riscos e muitas vezes pode ocorrer algum erro, deixando a vítima com problemas de saúde. Desse modo, minimizar esses empecilhos é de grande necessidade.

Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso, o Ministério da Saúde deve, por meio do próprio veículo causador do impasse – a mídia – fazer uma campanha em que sejam valorizados corpos de diferentes tipos. Essa ação tem de ser feita com a ajuda de algumas celebridades de pesos diferentes e formas diversas, a fim de que as pessoas que sofrem com esse dilema, possam se sentir melhores e, consequentemente, se aceitem aos poucos como são. Assim, a busca extremista pelo corpo perfeito ficará em grande parte na Antiguidade Clássica e se estabelecerá na atualidade a busca pelo saudável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#39470
@Ashiley, Olá! Tudo bem? Vou corrigir sua redação agora. Vamos lá?

1 - INTRODUÇÃO
Desde a Antiguidade Clássica, a busca pela beleza esteve presente na vida do homem, já que os grupos acreditavam que o corpo era tão importante quanto a intelectualidade do indivíduo (REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL). Visto isso, nos dias atuais não é diferente, pois muitas pessoas se sentem desvalorizadas e pressionadas a serem como os corpos vistos como ideais (PROBLEMATIZAÇÃO). Nesse sentido, emerge um problema grave que precisa ser revertido e tem como contribuinte a má influência midiática e como uma das consequências, os riscos de acidentes e lesões em cirurgias em busca do padrão imposto (TESE).

Comentário: Sua introdução está perfeita! Contém todos os critérios exigidos. Parabéns! Nada a declarar.


2 - DESENVOLVIMENTO 1
Primeiramente, observa-se a má influência da mídia como uma agravante (TÓPICO FRASAL). De acordo com Michel Foucault – um dos maiores filósofos do século XX – os corpos são moldados e dominados para servir aos propósitos do sistema no qual se vive (REPERTÓRIO). Nessa linha de pensamento, a mídia, principal meio de influência social, impõe, por meio dos seus estereótipos, que o corpo ideal é aquele de formas corporais magras e bem definidas, sendo uma grande responsável por influenciar os indivíduos a buscarem possuir tal forma e caso não tenham, são julgados e criticados pela sociedade, sendo vítimas de preconceitos (ARGUMENTAÇÃO). Dessa forma, é necessário se contrapor a esses ideais extremistas de estética perfeita.

Comentário: Sensacional! Seu D1 ficou excelente! Ótima organização, bom repertório produtivo e pertinente ao tema e uma argumentação convencional e muito plausível. Meu e parabéns! Não tenho nada à declarar, só elogios...

3 - DESENVOLVIMENTO 1
Por conseguinte, ao indivíduo decidir fazer cirurgias para melhorar seu corpo, pode ocorrer gravíssimas lesões em decorrência da busca pelo padrão (TÓPICO FRASAL). Sob esse viés, Andressa Urach – modelo e apresentadora brasileira – foi internada por vários dias no hospital devido a uma infecção nas pernas causada pela aplicação em grande quantidade de hidrogel (REPERTÓRIO). Por essa ótica, a busca pelo corpo perfeito pode acometer de forma negativa a saúde das pessoas, pois ao se submeter a um procedimento cirúrgico há vários riscos e muitas vezes pode ocorrer algum erro, deixando a vítima com problemas de saúde (ARGUMENTAÇÃO). Desse modo, minimizar esses empecilhos é de grande necessidade.

Comentário: Não tenho nem o que falar hahaha! Está tudo perfeito! Digo o mesmo que no D1. :D

4 - CONCLUSÃO
Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso, o Ministério da Saúde (AGENTE) deve, por meio do próprio veículo causador do impasse – a mídia – (MEIO/MODO) fazer uma campanha em que sejam valorizados corpos de diferentes tipos (AÇÃO). Essa ação tem de ser feita com a ajuda de algumas celebridades de pesos diferentes e formas diversas (DETALHAMENTO), a fim de que as pessoas que sofrem com esse dilema, possam se sentir melhores e, consequentemente, se aceitem aos poucos como são (EFEITO/FINALIDADE). Assim, a busca extremista pelo corpo perfeito ficará em grande parte na Antiguidade Clássica e se estabelecerá na atualidade a busca pelo saudável.

Comentário: Sua proposta de intervenção eata perfeita! Contém todos os 5 elementos necessário. Meus parabéns! Essa é a parte boa de fazer uma redação com apenas causa e consequência; fazer apenas uma proposta de intervenção. Isso poupa linha e esforço. Ademais, boa organização! Da pra identificar todos os elementos de forma bem clara. Excelente!


Bons estudos!
#39565
Eai,@Ashiley, tudo bem com você? Vou dá uma olhadinha na sua redação agora, vem junto comigo?!

Tema: OS EFEITOS DE UMA SOCIEDADE DE PADRÕES ESTÉTICOS.

INTRODUÇÃO:
Desde a Antiguidade Clássica, a busca pela beleza esteve presente na vida do homem, já que os grupos (que grupos?) acreditavam que o corpo era tão importante quanto a intelectualidade do indivíduo. Visto isso, nos dias atuais não é diferente, pois muitas pessoas se sentem desvalorizadas e pressionadas a serem como os corpos vistos como ideais. Nesse sentido, emerge emerge-se um problema grave que precisa ser revertido e ,que tem como contribuinte a má influência midiática e como uma das consequências, os riscos de acidentes e lesões em cirurgias em busca do padrão imposto.

Comentários: Boa introdução, com todos os critérios exigidos .

DESENVOLVIMENTO 1:
Primeiramente, observa-se a má influência da mídia como uma agravante. De acordo com Michel Foucault – um dos maiores filósofos do século XX – os corpos são moldados e dominados para servir aos propósitos do sistema no qual se vive. Nessa linha de pensamento, a mídia, principal meio de influência social, impõe, por meio dos seus estereótipos, que o corpo ideal é aquele de formas corporais magras e bem definidas, sendo uma grande responsável por influenciar os indivíduos a buscarem possuir tal forma e caso não tenham, são julgados e criticados pela sociedade, sendo vítimas de preconceitos. Dessa forma, é necessário se contrapor a esses ideais extremistas de estética perfeita.

Comentários: Ótimo parágrafo de desenvolvimento, não tenho oque pontuar. ;)

DESENVOLVIMENTO 2:
Por conseguinte, ao indivíduo decidir fazer cirurgias para melhorar seu corpo, pode ocorrer gravíssimas lesões em decorrência da busca pelo padrão. Sob esse viés, Andressa Urach – modelo e apresentadora brasileira – foi internada por vários dias no hospital devido a uma infecção nas pernas causada pela aplicação em grande quantidade de hidrogel. Por essa ótica, a busca pelo corpo perfeito pode acometer de forma negativa a saúde das pessoas, pois ao se submeter a um procedimento cirúrgico, há vários riscos e muitas vezes pode ocorrer algum erro, deixando a vítima com problemas de saúde. Desse modo, minimizar esses empecilhos é [1]são de grande necessidade.

Comentários:
[1] erro de concordância verbal
.QUE PARÁGRAFO INCRÍVEL, de verdade, amei. Se pudesse daria 200 e 1 só para ele haha.

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
Portanto, faz-se necessária uma intervenção [1]. Para isso, o Ministério da Saúde (AGENTE) deve, por meio do próprio veículo causador do impasse – a mídia –(MEIO) fazer uma campanha em que sejam valorizados corpos de diferentes tipos (AÇÃO). Essa ação tem de ser feita com a ajuda de algumas celebridades de pesos diferentes e formas diversas (DETALHAMENTO) , a fim de que as pessoas que sofrem com esse dilema, possam se sentir melhores e, consequentemente, se aceitem aos poucos como são (FINALIDADE). Assim, a busca extremista pelo corpo perfeito ficará em grande parte na Antiguidade Clássica e se estabelecerá na atualidade a busca pelo saudável.

Comentários:
[1] uma dica :idea: : sempre retome o objetivo dos seus desenvolvimento no início da sua conclusão.
.Sua proposta está completa e bem elaborada, amei demais, parabéns.

Não vou poder te dá 1.000 só pelos erros de algumas vírgula e a de concordância verbal no D2. Ademais, a repetição de alguns termos me fazerá te tirar 20 pontos na C4. Mas de conteúdo sua redação merece 1.100 hahaha muito boa sua argurmentação e organização.

Aguardo novos textos Ash, até uma próxima.

Abraços .
Dúvida!

Ashiley , os órgãos da sua cidade n[…]

CORREÇÃO (X) Em razão do c[…]

O artigo 5°, da Constituição Fed[…]

A chamada "Geração de 45",[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM