Diante desse cenário, é fundamental ressaltar que a negligência familiar contribui para a violência contra os idosos. De acordo, com o poeta chileno Pablo Nerudo, “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”. Nesse viés, os familiares deixam de cuidar por conta da fragilidade moral e ética do idoso, dessa forma, há uma concordância com pensamento de Nerudo, visto que a vítima fica propícia a desenvolver transtornos mentais devido a solidão. Assim, tem-se como consequência o falecimento do mesmo.
Ademais, outro fator importante é o descuido na falta de infraestrutura nas cidades, com os mais velhos. Certamente o ativista Indiano Mahatma Gandhi "Faz da tua vida um reflexo da sociedade que desejas". Entretanto, o descaso está cada vez maior nas obras públicas, pois não há construções adequadas para os idosos se locomover tranquilamente e muitas vezes eles ficam com medo de sair de casa por conta do que pode acontecer com si próprio, desse modo, há uma concordância com o pensamento do Gandhi , pois o que ocorre não está adequado para os anciões. Por conseguinte, esse empecilho faz com que os mais velhos fiquem dependente de ajuda e, principalmente, promove o risco de se lesionar.
Portanto, é necessário combater esses efeitos da violência ao idoso no Brasil. Logo, é de suma importância que a família seja responsável pela integridade do familiar, deve cuidar da saúde física e mental, por intermédio do ministério da infraestrutura que vão fiscalizar e realizar mais obras que melhorem o deslocamento do indivíduo e que assim eles transitem com segurança pelas cidades. Dessa forma, a sociedade em conjunto alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.