Avatar do usuário
Por VictorMaciel
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#51669
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é denotada uma sociedade perfeita, na qual a coletividade se padroniza, pois há ausência de conflitos e problemas sociais. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto ao que o autor prega, ou seja, existem problemas ligados à sociedade, como os efeitos da violência contra os idosos no Brasil.Com isso, vê-se a necessidade de discorrer sobre negligência familiar e a falta de infraestrutura.

Diante desse cenário, é fundamental ressaltar que a negligência familiar contribui para a violência contra os idosos. De acordo, com o poeta chileno Pablo Nerudo, “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”. Nesse viés, os familiares deixam de cuidar por conta da fragilidade moral e ética do idoso, dessa forma, há uma concordância com pensamento de Nerudo, visto que a vítima fica propícia a desenvolver transtornos mentais devido a solidão. Assim, tem-se como consequência o falecimento do mesmo.

Ademais, outro fator importante é o descuido na falta de infraestrutura nas cidades, com os mais velhos. Certamente o ativista Indiano Mahatma Gandhi "Faz da tua vida um reflexo da sociedade que desejas". Entretanto, o descaso está cada vez maior nas obras públicas, pois não há construções adequadas para os idosos se locomover tranquilamente e muitas vezes eles ficam com medo de sair de casa por conta do que pode acontecer com si próprio, desse modo, há uma concordância com o pensamento do Gandhi , pois o que ocorre não está adequado para os anciões. Por conseguinte, esse empecilho faz com que os mais velhos fiquem dependente de ajuda e, principalmente, promove o risco de se lesionar.

Portanto, é necessário combater esses efeitos da violência ao idoso no Brasil. Logo, é de suma importância que a família seja responsável pela integridade do familiar, deve cuidar da saúde física e mental, por intermédio do ministério da infraestrutura que vão fiscalizar e realizar mais obras que melhorem o deslocamento do indivíduo e que assim eles transitem com segurança pelas cidades. Dessa forma, a sociedade em conjunto alcançará a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por AnnaJuliaJu
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#52207
Queria pedir desculpas pela demora, mas é que estou bastante ocupada. Então, vou comentar agora, acho que iniciou muito bem o tema, o segundo parágrafo você desenvolveu bem o repertório, mas acho que ainda faltou fazer uma maior relação com a tese mesmo.
Esta frase " Certamente o ativista Indiano Mahatma Gandhi "Faz da tua vida um reflexo da sociedade que desejas" " parece que sua ideia está incompleta. E mesmo depois não tem um bom desenvolvimento do repertório, porque ele não se encaixou com a ideia, já que os idosos sequer conseguem fazer o que querem, então nem cabe a essa situação a informação de transformar a sociedade dessa maneira. Além disso, esse repertório não é relacionado com o tema então era necessário ter feito pelo menos essa conexão.
Conclusão assim como a proposta acho que estão ótimas!
Uso de recursos coesivos em toda redação também está legal.

Questões gramáticais que vi, em que parênteses é comentário e colchete é correção:
"[...] Nesse viés, os familiares deixam de cuidar por conta da fragilidade moral e ética do idoso, dessa forma, há uma concordância com [o] pensamento de Nerudo, visto que a vítima fica propícia a desenvolver transtornos mentais devido a [à] solidão. Assim, tem-se como consequência o falecimento do mesmo.

[...] intermédio do ministério da infraestrutura [Ministério da Infraestrutura] que vão (o Ministério vai ou a família e o Ministério? Se for o segundo terá uma vírgula depois dele, se for só o Ministério será vai ao invés de vão) fiscalizar e realizar mais obras que melhorem o deslocamento do indivíduo e que assim eles transitem com segurança pelas cidades. Dessa forma, a sociedade em conjunto alcançará a Utopia de More."

Vou por nota,mas não confia muito não kkkk.

Boa sorte para você amanhã, espero que dê tudo certo 😉

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Violência contra os idosos no Brasil
por Layoliveira    - In: Outros temas
0 Respostas 
135 Exibições
por Layoliveira
2 Respostas 
176 Exibições
por OlrenBeat
2 Respostas 
118 Exibições
por lais458
0 Respostas 
53 Exibições
por blaudt
0 Respostas 
110 Exibições
por Ana22082005
0 Respostas 
60 Exibições
por imilly
0 Respostas 
43 Exibições
por NickBu
0 Respostas 
21 Exibições
por caminamed
0 Respostas 
69 Exibições
por mallu0102
0 Respostas 
42 Exibições
por aninhabanana

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ &l[…]

A Constituição Federal de 1988, em s[…]

Na Constituição Federal de 1988, nor[…]

Na Constituição Federal de 1988, nor[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM