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O conceito de “fato social” para o sociólogo Émile Durkheim se resume a circunstâncias externas ao indivíduo que impõem uma espécie de pressão sobre o mesmo. De maneira análoga, o isolamento social ocasionado pela pandemia do novo corona vírus impõe o confinamento das pessoas e em destaque para as crianças, que necessitam de interações físicas tão importantes para o convívio social e as quais a falta pode comprometer-lhes seu desenvolvimento. Desta maneira, faz-se jus uma análise criteriosa dessa conjuntura.

Em primeira análise, é importante destacar o papel negativo do confinamento no comportamento infantil, onde os níveis de desatenção e problemas associados ao sono têm aumentado como mostra um artigo do site Veja.com. Isto é, com todos os “nãos” impostos pelo distanciamento social, a mudança no comportamento mostra-se um reflexo da carência de interações sociais que agora são reduzidas e consideradas uma espécie de tabu em meio a uma pandemia. Desta forma, deve-se sanar tal problema para evitar que o mesmo progrida a níveis piores.

Ademais, é imprescindível ressaltar os danos físicos e psicológicos causados por um confinamento regido a telas como principal meio de entretenimento de forma excessiva, conforme aponta um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Assim, a exposição às telas de maneira excessiva além de afetar a visão das crianças contribui para a fragilização da saúde mental, o que abre espaço para problemas psíquicos como depressão e ansiedade. Portanto, mostra-se urgente uma intervenção para esse empecilho do desenvolvimento infantil saudável.

Em suma, para solucionar essa questão associada aos impactos da pandemia na vida infantil, urge que o Ministério da Saúde promova um maior diálogo entre familiares e profissionais de saúde psicológica com as crianças, por meio de projetos de atendimento psicológico as mesmas de forma gratuita bem como campanhas acerca da importância do diálogo familiar, a fim de se entender e conter esses impactos negativos sobre a vida das crianças e assim então buscar um desenvolvimento infantil mais saudável em meio a esse “novo normal”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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(...)

Em suma, para solucionar essa questão associada aos impactos da pandemia na vida infantil, urge que o Ministério da Saúde promova um maior diálogo entre familiares e profissionais de saúde psicológica com as crianças, por meio de projetos de atendimento psicológico as mesmas de forma gratuita bem como campanhas acerca da importância do diálogo familiar, a fim de se entender e conter esses impactos negativos sobre a vida das crianças e assim então buscar um desenvolvimento infantil mais saudável em meio a esse “novo normal”.
* Não tenho muito o que falar, a redação está bem estruturada e conectada
* A proposta de intervenção está um pouco fraca, porque é só procurar o SUS que vai obter esse tipo de atendimento
* Poderia investir em outro vocabulário, propor: cartilhas - propagandas - livretos - palestras - atuação do conselho tutelar ou do ministério da mulher, família e direitos humanos também...
* E não foque somente em conscientização, traga algo mais técnico junto dela
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