Em primeiro lugar, é evidente que todas as crianças vão desenvolver alguma mudança no tempo em que estiveram em isolamento social devido ao COVID-19. Elas estão vulneráveis tanto ao vírus quanto aos problemas causados por ele. Assim como no livro "Uma lista (quase) definitiva de piores medos", conta a história de uma adolescente que tem ansiedade desde a sua infância, o seu irmão, também desde a infância, é depressivo e os pais e amigos possuem fobias. Esse livro retrata algumas das consequências que o isolamento pode causar.
Em segundo lugar, a quarentena nós deixa isolados de todos e não podemos ver os amigos, nem mesmo os parentes, etc. Em virtude disso, pode causar estresse, indignação e nas crianças uma dependência exagerada dos pais. Elas precisam e necessitam aprender coisas novas. Além disso, as crianças que estudam de forma online tem uma pressão e um atraso ainda maior na prendizagem.
Portanto, é de extrema importância que elas passem por um acompanhamento psicológico e que os pais conversem com seus filhos. Não somente conversar, mas também fazer com que a criança se divirta de diversas maneiras. Do mesmo modo, as plataformas de comunicação podem criar programas para intervir nos efeitos da pandemia e amenizar os transtornos causados por ela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.