Com o mal descarte, falta de lixeiras nas ruas e aterros municipais os lixos ficam a céu aberto, fazendo assim o aumento de animais transmissores de doenças perigosas como ratos, baratas que é o alimento predileto de escorpiões e aranhas. Podemos usar de exemplo histórico a peste bubônica que surgiu na Europa medieval pela falta de higiene da população que jogava seus lixos no meio da rua.
Além das doenças os efeitos da poluição atingem também o meio ambiente como rios e mares. Muitas cidades brasileiras têm as praias infestadas de lixo. com isso aumenta a morte de animais marinhos, como as tartarugas que podem se enroscar com o lixo mal descartado, como sacolas plásticas.
Portanto para a solução, o governo precisa dar mais atenção a este problema. O governo deveria investir mais nas lixeiras e aterro municipais, para diminuir os lixos nas ruas. Leis mais severas para o descarte de modo errado, como exemplo quem descartar seu lixo no meio da rua deve prestar serviço comunitário. Para diminuir as doenças, os cidadãos devem se conscientizar e descarta de modo correto seu lixo. Dessa maneira a problemática dos efeitos da poluição no Brasil será melhor combatido
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 4. O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não há a presença de conectores ou estes estão sendo usados de forma equivocada, confundindo o estabelecimento de sentido.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.