Em primeiro lugar, é importante destacar a busca abusiva de muitas indústrias pelo lucro, que pode acarretar em danos ao meio ambiente. Como visto no documentário "Comprar, jogar fora, comprar", de Cosima Dannoritzer, fabricantes de lâmpadas reduziram propositalmente o tempo de vida útil das mesmas a fim de aumentarem o lucro. Tais práticas ocorrem em várias indústrias, gerando cada vez mais resíduos, mais lixo. Assim, é evidente os danos que tais atos trazem, uma vez que a produção excessiva de lixo traz severas consequências ao meio ambiente.
Ademais, a falta de uma legislação efetiva reguladora da produção industrial é danosa. Segundo a filósofa francesa Simone de Beauvoir, o maior dos escândalos é que nos habituamos a eles. Desse modo, grande parte da população e o governo demonstram despreocupação com os graves danos ambientais geradas pela produção industrial. Assim, torna-se mais difícil a elaboração e implementação de leis que regulem a produção industrial, permitindo o agravamento do processo de degradação ambiental.
Portanto, medidas devem ser tomadas para conter os abusos de industrias e amenizar os danos ambientais por elas gerados. Desse modo, o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com o Ministério da Economia, deve estabelecer medidas e normas para regular a produção de indústrias, de modo a impedir abusos sem tirar o lucro das indústrias, por meio de um projeto de lei a ser enviado à Câmara dos Deputados. Espera-se com essa medida, conter os efeitos da obsolescência programada sobre o meio ambiente e evitar um futuro similar ao do filme "Wall-E".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.