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#51515
No filme "Wall-E" é retratado um futuro no qual o mundo está inabitável, com grande acúmulo de lixo e destruição ambiental. Fora da ficção, no Brasil, é possível ver os danos ambientais gerados pela obsolescência programada. Esse problema tem como principais fatores a busca abusiva de indústrias pelo lucro e falta de uma legislação efetiva acerca do assunto.
Em primeiro lugar, é importante destacar a busca abusiva de muitas indústrias pelo lucro, que pode acarretar em danos ao meio ambiente. Como visto no documentário "Comprar, jogar fora, comprar", de Cosima Dannoritzer, fabricantes de lâmpadas reduziram propositalmente o tempo de vida útil das mesmas a fim de aumentarem o lucro. Tais práticas ocorrem em várias indústrias, gerando cada vez mais resíduos, mais lixo. Assim, é evidente os danos que tais atos trazem, uma vez que a produção excessiva de lixo traz severas consequências ao meio ambiente.
Ademais, a falta de uma legislação efetiva reguladora da produção industrial é danosa. Segundo a filósofa francesa Simone de Beauvoir, o maior dos escândalos é que nos habituamos a eles. Desse modo, grande parte da população e o governo demonstram despreocupação com os graves danos ambientais geradas pela produção industrial. Assim, torna-se mais difícil a elaboração e implementação de leis que regulem a produção industrial, permitindo o agravamento do processo de degradação ambiental.
Portanto, medidas devem ser tomadas para conter os abusos de industrias e amenizar os danos ambientais por elas gerados. Desse modo, o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com o Ministério da Economia, deve estabelecer medidas e normas para regular a produção de indústrias, de modo a impedir abusos sem tirar o lucro das indústrias, por meio de um projeto de lei a ser enviado à Câmara dos Deputados. Espera-se com essa medida, conter os efeitos da obsolescência programada sobre o meio ambiente e evitar um futuro similar ao do filme "Wall-E".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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