Em primeiro plano, a mentalidade social difundida atualmente passa a ser um entrave para a ampliação de políticas sustentáveis. Dessa forma, a sociedade brasileira se opõe ao pensamento do filósofo existencialista Jean-Paul Sartre, de que os indivíduos estão condenados à liberdade, ao notar que o corpo social aprisiona-se em paradigmas, como o qual ao comprar um aparelho recém lançado trará junto a ele um “status” social favorável, colaborando, assim, com políticas que colocam a qualidade dos produtos e o ecossistema em segundo plano.
Ademais, é notório que o sistema econômico atual no país contribui na formação de uma sociedade cada vez mais passiva com o meio ambiente. Segundo estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas), dos mais de 1 milhão de lixos eletrônicos produzidos no Brasil, 98% não é reciclado. Tal cenário reforça os propósitos capitalistas, haja vista que na busca da ascensão econômica e social valores e recursos fundamentais, como a qualidade da água e do ar, são gradativamente postergados, colocando em risco não apenas a qualidade da vida humana como também a habitabilidade do planeta.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar esse quadro. Para isso, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente, por meio de penalizações fiscais, restrinja o poder de empresas privadas na produção excessiva de lixo eletrônico reutilizável, que deverá ser redirecionar o lixo formado para projetos voltados à reciclagem, a fim de reduzir os impactos ambientais e fornecer uma melhor qualidade de vida para a população brasileira. Assim, se consolidará progressivamente uma sociedade justa, estando cada vez mais próxima de atingir a liberdade individual defendida por Sartre.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.