A princípio, é imprescindível ressaltar a escassez de canais informações relacionadas à automedicação no território nacional. Isso porque, como afirmou Cícero, filósofo da Roma Antiga " a saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo". Nesse sentido, o silenciamento da mídia apenas evidência o aumento desse obstáculo já que os indivíduos não recebem o devido conhecimento dos riscos da automedicação que pode ocasionar efeitos colaterais como a dependência em tal medicamento, uso inadequado, insuficiente, como também a morte por parte do consumo equivocado. Por isso, é inaceitável que essa conjuntura continue em questão na atualidade.
Ademais, diante desse cenário, deve-se destacar o despreocupamento populacional em detrimentro da normalização da automedicação. Isso ocorre na medida em que, como apontou Arthur Schopenhauer, filósofo alemão " o maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem". Nessa perspectiva, a falta de tempo e prioridade em relação à saúde coletiva desencadeia o ato de se medicar sem prescrições médicas em pôr de um alívio imediato que pode ser extremamente prejudicial além de demonstrar em como o corpo social não se preocupa nas consequências desses atos que são piorados também por causa dos representantes do país. Com isso, é preciso que medidas sejam realizadas para mudar esse quadro.
Evidencia-se, portanto, providências que são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra o MEC juntamente com o Poder Executivo devem desenvolver palestras em escolas para alunos do ensino médio. Tais palestras devem ser feitas nas mídias e redes sociais dos ministérios. Por meio de entrevistas com profissionais na área. Tal como, expecialistas no assunto. Dessa maneira, trazendo como solução a clareza sobre os perigos da automedicação no Brasil e as formas de combater essa prática. Somente assim, será possível garantir a saúde assegurada pela Constituição Federal de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.