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Por luisayarap
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A obesidade adquirida por uma má alimentação é uma doença do século. Visto que o homem atual se abstém de tempo livre, e quando o contrário, não se exercita. Para Bauman, vivemos em uma modernidade líquida, em que a ideia de progresso como sociedade não ocorre. Logo, o indivíduo passa a gastar seu tempo com lazeres que não agregarão de forma positiva no futuro.

Em primeira análise, é importante explicitar que segundo dados do Ministério da Saúde, na última década houve um aumento de 60% de obesos no Brasil. Dessa forma, pode-se notar que esse alto índice poderá se tornar algo normalizado e cultural. Em decorrência dessa máxima, a população brasileira terá diversas complicações de saúde, consequentemente, os custos nacionais na área serão elevados de forma brusca.

Nesse contexto, cabe ressaltar também, que as crianças são vítimas dessa normalização. Dados do IBGE apresentam que elas cada vez mais estão acima do peso ideal, e isso está diretamente interligado com a diminuição de atividades físicas nas escolas. Desse modo, fica evidente que devemos defender a ideia de Paulo Freire, na qual a educação é capaz de transformar o mundo. Para que assim, essas meninas e meninos não se tornem seus respectivos pais.

Portanto, o Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação devem incentivar a prática de exercícios desde a infância. Através da disponibilização de atividades físicas como natação, capoeira, ballet e judô na grade escolar nacional. A fim de que os efeitos da má alimentação e obesidade no país sejam erradicados e as futuras gerações utilizem seu tempo de lazer de forma saudável para eles mesmos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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