• Avatar do usuário
#80242
Em um episódio da telenovela "Malhação: Sonhos", o personagen Lobão, é parado em uma blitz policial e acaba sendo detido por dirigir embriagado. Fora da ficção, Essa realidade é vivenciada por muitos brasileiros, que de forma irresponsável colocam sua vida e de outros indivíduos em risco ao dirigir logo após ingerir bebida alcoólica. Assim, o número de acidentes relacionados ao álcool que já é grande, chega à aumentar ainda mais em datas comemorativas.
Primeiramente, ressalta-se como a irresponsabilidade de alguns condutores pode ser fatal na vida de outras pessoas. Por conseguinte, em uma pesquisa feita pela Polícia Rodoviária Federal, foi constatado que durante o carnaval de 2017 foram registrados cerca de 1696 acidentes, onde 140 tiveram vítimas fatais. Sob essa ótica, fica evidente como o consumo de álcool e a direção são duas coisas que não combinam e podem acarretar em problemas irreversíveis.
Ademais, evidencia-se que o alcoolismo não é o único problema desses acidentes, uma vez que, é comum, principalmente entre caminhoneiros, o uso excessivo de remédios e drogas. Já que, dados coletados pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, mostrou que 50,9% dos condutores que carregam na CEASA Minas, em Contagem, fazia o uso de rebites (drogas que tiram o sono). Dessa forma, é explícito como o uso de bebidas ou remédios associado a irresponsabilidade dos motoristas é um grave problema para a vida em sociedade.
Portanto, a implementação da Lei Seca no Brasil deve receber mais atenção do governo federal, podendo melhorar a eficiência desse programa através da distribuição de verbas financeiras para as instituições de segurança rodoviária. Além disso, os órgãos federais devem implementar melhorias no corpo de leis, visando uma punição mais severa para os indivíduos que desrespeitarem a Constituição de trânsito. Cabe ainda ao governo, usar os veículos de comunicação e as mídias sociais para conscientizar os motoristas sobre seus atos e as consequências. Logo, a realidade vivenciada pelo personagem Lobão e grande parte dos habilitados no Brasil, será evitada com maior frequência e, consequentemente, o número de acidentes diminuirá.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Excelente redação amigo.

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM