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#70856
Correntemente, debate-se muito sobre o aumento da seca e seus efeitos catastróficos para a economia brasileira. No entanto, tal debate deveria ser algo recorrente, uma vez que a água, embora seja um direito e um bem natural renovável, tende a escassear em virtude da falta de manejo e usos sustentáveis.

A falta de chuvas afeta toda a população de formas terríveis, seja economicamente, com o aumento das contas de energia em razão do uso de termelétricas, seja socialmente, forçando uma mudança de hábitos de consumo graças ao racionamento desse bem essencial à vida e primordial para o desenvolvimento humano. É preciso ressaltar que a falta de água em uma região do país afeta toda a nação, visto que o abastecimento é interligado e os reservatórios encontram-se operando abaixo da capacidade.

É conveniente recordar que não só a falta de chuvas leva ao desabastecimento, ligações clandestinas e vazamentos fazem com que apenas 60% da água captada seja distribuída de forma regular em Minas Gerais, de acordo com dados da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Soma-se a isso o desperdício em muitas residências e indústrias, tornando o acesso à água ainda mais árduo e dispendioso.

Observando o cenário, é imperioso que as autoridades criem campanhas de conscientização sobre os efeitos do desperdício, veiculando-as na televisão, rádio e 'internet', para que a população se informe técnicas de aproveitamento e economia desse recurso tão essencial também devem ser amplamente divulgadas pelos meios de comunicação com o intuito de educar a nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#70909
@LailaSantos,
Oioi, tudo bem? Sou apenas estudante, então estarei apenas dando minha opinião sobre sua redação.

INTRODUÇÃO

Correntemente, debate-se muito sobre o aumento da seca e seus efeitos catastróficos para a economia brasileira. No entanto, tal debate deveria ser algo recorrente, uma vez que a água, embora seja um direito e um bem natural renovável, tende a escassear em virtude da falta de manejo e usos sustentáveis.

<< Aqui você mostrou o tema. Mas não deixou de forma explícita que isso é um problema. Além do mais, tente trazer repertórios para deixar sua introdução mais rica. E você aapresentou a tese. Faltou o fechamento.>>

DESENVOLVIMENTO 1:


A falta de chuvas afeta toda a população de formas terríveis, seja economicamente, com o aumento das contas de energia em razão do uso de termelétricas, seja socialmente, forçando uma mudança de hábitos de consumo graças ao racionamento desse bem essencial à vida e primordial para o desenvolvimento humano. É preciso ressaltar que a falta de água em uma região do país afeta toda a nação, visto que o abastecimento é interligado e os reservatórios encontram-se operando abaixo da capacidade.

<< estou sentindo falta do tópico frasal no seu texto. Nele, você apresentará de forma explícita o argumento que irá utilizar no seu desenvolvimento. Falta novamente o fechamento do parágrafo.>>

DESENVOLVIMENTO 2

É conveniente recordar que não só a falta de chuvas leva ao desabastecimento, ligações clandestinas e vazamentos fazem com que apenas 60% da água captada seja distribuída de forma regular em Minas Gerais, de acordo com dados da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Soma-se a isso o desperdício em muitas residências e indústrias, tornando o acesso à água ainda mais árduo e dispendioso.

<< novamente estou sentindo a falta do tópico frasal,tente revisar a estrutura do texto dissertativo - argumentativo. Além disso, no seu texto são encontradas repetições. Procure sinônimos! Além do mais, faça o fechamento dos parágrafos ( leia redações nota 1000, para entender como são feitos). E seu texto ainda é um pouco confuso, visto que não está sendo mostrado oque será discutido no decorrer do seu texto. >>

CONCLUSÃO

Observando o cenário, é imperioso que as autoridades ( que autoridades? Governo? Algum ministério?) criem campanhas (modo) de conscientização sobre os efeitos do desperdício (detalhamento), veiculando-as na televisão, rádio e 'internet' ( meio), para que a população se informe de técnicas para aproveitamento e economia desse recurso tão essencial. Também devem ser amplamente divulgadas pelos meios de comunicação ( os meios seriam TV? Internet?) com o intuito de educar a nação.

<< no início, era esperado um conectivo e apresentação de que eram precisos medidas para resolver o problema. Após isso, você apresentaria os recursos que são necessários na conclusão. Além disso, estude novamente esses recursos. Ademais, faça o fechamento do parágrafo, na maioria das vezes isso é feito pela retomada do tema ou o repertório usado na introdução. >>

Pronto! Aconselho você a estudar novamente a estrutura de texto cobrada pelo Enem. Além disso, procure por sinônimos, conectivos, uso de vírgulas e pontos. É faça mais períodos nos seus parágrafos.

Acho que dentro de minha análise é isso! Espero que eu tenha ajudado. Continue estudando! Beijão
#70916
Olaa!! Vi que recebeu a correção maravilhosa da Geo! Vou deixar minhas considerações também. Bjos!!

📁( ˊᵕˋ )♡ CORREÇÃO ─❥ @(LailaSantos) ─❥ ( Os efeitos da expansão da seca no Brasil.)

 ❪₊๋-࣭🍒❫ Lembrete: fique ciente que eu não sou uma profissional na área, então posso cometer deslizes. No entanto, essa correção só tem o intuito de ajuda-lo(a).

teses e retomadas
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²
Você arrasa! mandou bem!
hmm...Poderia ser melhor.
Erro, desvio ou dica de substituição.
Confuso (não está claro)
— Repetição
Desnecessário
Conectivos e operadores argumentativos
Repertório e/ou material sociocultural
— Elementos da proposta
⚠️ ⟨ ⟩ (atente-se)
destaque de um comentário.

(⚠️ 》perdão se alguma cor sair errada)
ˡᵉᵗ'ˢ ᵍᵒ
—ღ i n t r o d u ç ã o
(1°parágrafo) ;;
︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶
Correntemente, debate-se muito sobre o aumento da seca e seus efeitos catastróficos para a economia brasileira. No entanto, tal debate deveria ser algo recorrente ⟨ Erro de coerência 》no início do seu parágrafo você destaca que o debate sobre a seca é algo que ocorre e ainda enfatiza com os termos "correntemente" e "muito" porém logo após dizer isso você desfaz a lógica construída inicialmente ao falar que deveria ser algo "recorrente". Atentar-se com esse paradoxo na sua ordem de ideias.⟩, ⟨ atenção 》 virgula desnecessária.⟩ uma vez que a água, embora seja um direito e um bem natural renovável, tende a escassear em virtude da falta de manejo → ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹ e usos sustentáveis. → ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²

Conectivos: ✅
Organização:⚠️
Estrutura:⚠️
Tese:✅

🍜〉Comentários (INT.)
Atenção 》 aconselho a utilização de um repertório em sua introdução para deixar seu argumentação mais pertinente. Ademais, existem várias formas de fazer isso, não necessariamente precisa ser um dado estatístico, você pode usufruir de filmes, notícias, ou algum contexto histórico como um método de confirmação da sua argumentação.

Uma estrutura que eu sigo em minhas introduções é: repertório + contextualização do repertório com o tema + apresentar teses sobre a problemática.

Coerência 》Atentar-se a sua argumentação para que não acontece aquela quebra de coerência como notada no começo.

📌 ] Passos para concluir uma introdução:

contextualização》Contextualização é a ação de estabelecer um contexto para determinada coisa, normalmente com o intuito de explicar os motivos ou características precedentes de uma situação.
↳ [Exemplo: você citou a terceira guerra mundial. Sendo assim, é necessário falar um pouco dela e envolver seu tema nesse contexto.]

Tese》Na redação, a tese é a sua opinião, o seu ponto de vista sobre o tema proposto. Ela pode ser apresentada por meio de declarações afirmativas ou negativas.
↳ Porém, é importante ter em mente que a tese é um posicionamento crítico. Isso significa que você não deve se ater a ideias de senso comum. Demonstre autoria, seja crítico e reflexivo ao expor sua opinião. Mas lembre-se de que, em grande parte das provas de redação, isso deve ser feito de forma impessoal.

Encaminhamento argumentativo》Trata-se de uma frase em que se anuncia o que se vai explorar nos parágrafos a seguir. Indica, logo na introdução, o que será exposto nos parágrafos de desenvolvimento.

📝》exemplo de uma introdução nota mil do Enem 2018. Tema: “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 
👩🏻》Autora: Lívia Taumaturgo.

“Segundo as ideias do sociólogo Habermas, os meios de comunicação são fundamentais para a razão comunicativa.[Repertório] Visto isso, [ Conectivos》 o Enem adora esses "carinhas", eles marcam uma ligação entre os assuntos que irá discorrer] é possível mencionar que a internet é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, o meio virtual tem sido utilizado, muitas vezes, para a manipulação do comportamento do usuário, pelo controle de dados, podendo induzir o indivíduo a compartilhar determinados assuntos ou a consumir certos produtos.[contextualizar》Aqui ele escolheu as ideias de um sociólogo, Hebermas, como seu repertório para, assim, usar como sustento em sua tese] Isso ocorre devido à falta de políticas públicas efetivas que auxiliem o indivíduo a “navegar”, →ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹ de forma correta, na internet, e à ausência de consciência, da grande parte da população, sobre a importância de saber utilizar adequadamente o meio virtual. →ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²[tese》 após exemplificar, ele relaciona com a atualidade e traz o assunto para nossa realidade. Logo, elencando possíveis desafios que poderem ser discutidos nos desenvolvimentos (dependendo do tema varia entre causas e consequências também). ]  Essa realidade constitui um desafio a ser resolvido não somente pelos poderes públicos, mas também por toda a sociedade”.[encaminhamento]
╰──────────────────╮
[》 informações retiradas do @Imagine.blog, @Significados, @Proenem] (modelo de dicas feito por Emilly.)

—ღ desenvolvimento
(2°parágrafo) ;;
︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶
❓》ausência de conectivo interparágrafos.⟩ A falta de chuvas afeta ⟨ erro 》 erro de concordância. O correto seria: "afetam". ⟩ toda a população de formas terríveis, seja economicamente, com o aumento das contas de energia em razão do uso de termelétricas, seja socialmente, forçando uma mudança de hábitos de consumo graças ao racionamento desse bem essencial à vida e primordial para o desenvolvimento humano. ⟨ atenção 》 trazer dados que comprovem a linha de raciocínio novamente visando a pertinência do texto.⟩ ⟨Ausência de conectivo ⟩É preciso ressaltar que a falta de água em uma região do país afeta toda a nação, visto que o abastecimento é interligado e os reservatórios encontram-se operando abaixo da capacidade. ⟨ ❌》 fechamento do parágrafo.⟩

🌊〉Comentários (D1)
Conectivos: ❌
Argumentação para defesa de um ponto de vista:✅
Organização:✅
Estrutura:⚠️

▪︎É de extrema importância o uso dos conectivos em seus parágrafos, aconselho a utilização deles após os pontos e interparágrafos.

▪︎ ao elencar suas teses você deve segui-las em seus desenvolvimento, abordadando a primeira citada no 1° desenvolvimento e a segunda citada no seu 2° desenvolvimento para que seu texto tenha uma boa estrutura sintática. Por conseguinte, quando apresenta a "falta de manejo da água" como primeira tese em sua introdução, seu 1° desenvolvimento e argumentação devem ser voltados a esse empecilho.
outrossim, notei também a ausência do tópico Frasal, do fechamento do parágrafo, bem como da conclusão das ideias.

desenvolvimento》três pontos importantes:
tópico frasal: nada mais do que a primeira frase de impacto do seu desenvolvimento. É essa frase que irá dizer ao leitor do que esse parágrafo se trata, em resumo é o coração do parágrafo.
argumentos: deve se basear em um repertório pertinente para desenvolver sua ideia com ligação ao tema, assim, usando ele para defender sua argumentação.
•É extremamente importante que no momento de criar seu desenvolvimento, você apresente também fatos, mostrando ao leitor citações, dados estatísticos, comparação de pontos de vista, dados históricos, etc.
finalização: O fechamento é a parte do parágrafo que dá um tom de conclusão (para ajudar, você pode começar o fechamento com algum elemento conclusivo, como "sendo assim", "portanto", "dessa maneira", "logo", "então", etc)



—ღ desenvolvimento
(3°parágrafo) ;;
︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶
❓》ausência de conectivo interparágrafos. ⟩ É conveniente recordar que não só a falta de chuvas leva ao desabastecimento, ligações clandestinas e vazamentos fazem com que apenas 60% da água captada seja distribuída de forma regular em Minas Gerais, de acordo com dados da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).[repertório] Soma-se a isso, ⟨ conectivo》 colocar virgula após conectivo.⟩ o desperdício em muitas residências e indústrias, tornando o acesso à água ainda mais árduo e dispendioso.⟨ ❌》 fechamento do parágrafo.⟩


🎿〉Comentários (D2)
Conectivos: ⚠️
Argumentação para defesa de um ponto de vista:
Organização:⚠️
Estrutura:✅

▪︎senti que a argumentação poderia ter dado uma aprofundada maior na parte em que se refere ao desperdício de água nas residências e indústrias. Além disso, outra coisa que é relevante destacar é a ausência de alguns conectivos e do tópico frasal.
explicação sobre o tópico frasal:
https://www.stoodi.com.br/blog/portugues/topico-frasal/
▪︎pontos positivos》 você seguiu um pouco da sua segunda tese e também, até então, apresentou poucos erros ortográficos.

—ღ conclusão
(4°parágrafo) ;;
︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶
❓》ausência de conectivo interparágrafos. ⟩
Observando o cenário ⟨ exemplo 》 "em síntese, diante dos fatos supracitados..." ⟩
, é imperioso que as autoridades⟨ atenção 》 tocar para: "o Governo".⟩ [AGENTE] criem campanhas de conscientização sobre os efeitos do desperdício[AÇÃO], veiculando-as na televisão, rádio e 'internet' [MEIO], para que a população se informe ⟨ sobre as ⟩ técnicas de aproveitamento e economia desse recurso tão essencial [DETALHAMENTO] ⟨ atenção 》 colocar ponto e inserir conectivo. Ex: "essencial. Ademais," ⟩ também devem ser amplamente divulgadas pelos meios de comunicação com o intuito de educar a nação. [OBJETIVO]

🏀〉Comentários (CON.)
🔍》proposta contém:
[✔]completa.

✅AGENTE. (Quem tomará providências)
✅AÇÃO.  ( O modo, a forma que será feita)
✅OBJETIVO. ( O propósito após ser feita)
✅MEIO.  (Por onde? Mídia? Escolas?...)
✅DETALHAMENTO.( Forma mais detalhada do meio).

❀;; 🌵 Análise Final
Olá, Laila!! Sua redação tem bastante potencial, todavia ainda é necessário trabalhar em alguns pontos no quais destaquei no decorrer do texto.
Portanto, vou mandar alguns vídeos que recomendo para o desenvolvimento das suas habilidades dissertativas argumentativas (você pode entrar nos canais e dar uma boa estudada que os canais são supimpas!).
Não desista! Você está trilhando o caminho correto só precisa persistir mais um pouco e se esforçar que tudo virá no momento certo.




Ps: destaco novamente que não sou nenhuma corretora profissional e estou propícia a erros, meu único intuito é ajudar ao máximo com a bagagem que eu tenho.
~bjos e bons estudos!! 🥺💖💖

Correção ву: Eviih  
modelo de correção: EmillySilva.(autorizado o uso de todos os elementos pertencentes a ela que foram utilizados em minha correção.)
#70990
@geoca, @Eviih, obrigada por dedicarem um tempo a corrigir meu texto! Levei em consideração tudo o que foi dito e fiz uma nova redação, dessa vez usei o tema do Enem de 2020, vocês poderiam dar uma olhadinha, por favor?
Desde já, muito obrigada e obrigada pela correção desse texto. Estou tentando melhorar e as opiniões de vocês são de grande valia.
#71007
Oi @LailaSantos,

Sou novo por aqui, e nem sou lá muito experiente em redação. Mas vi que me marcou, então vou fazer uns comentários dentro do que eu sei.

INTRODUÇÃO

Senti falta de um repertório cultural. Aqui você poderia citar a ONU ou até mesmo a CF, que coloca a vida como direito fundamental - a água é necessária para a vida.
Também não ficou muito claro, vendo apenas a introdução, quais problemas vão ser debatidos no desenvolvimento.

ARGUMENTO 1

Faltou um conectivo que ligue a introdução ao parágrafo.
Não sei bem mais o que falar aqui. Vi algumas pessoas falando de tópico frasal, mas ainda sei pouco sobre essa parte, rs.
No trecho "seja economicamente (...) seja socialmente (...)", você poderia usar travessões ou parênteses pra separar as exemplificações do resto da frase, e deixar o texto mais "respirável".

ARGUMENTO 2

Faltou conectivo ligando os parágrafos de novo. Também percebi a repetição de algumas expressões no texto, como "falta de chuvas", que poderia ser substituída por "escassez de chuvas" ou algo do tipo.
Quanto ao fechamento dos parágrafos, tenho que estudar mais pra falar sobre isso também.

CONCLUSÃO

Faltou conectivo que desse ideia de conclusão no começo do parágrafo.
Recomendo especificar quem são os agentes e o meio através do qual isso vai ser conscientizado.
A última frase também poderia retomar o trazido no texto.

-----

No geral, foi uma redação boa, sem erros de ortografia. Recomendo que dê mais atenção à estrutura que esse tipo de texto pede, invista nos repertórios culturais e procure usar mais sinônimos pra variar o texto.
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