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Por heavencatie
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#59802
No livro de Alice Walker nomeado "A cor púrpura", a protagonista Cellie, de 14 anos, passa a ser vítima de abusos constantes do padrasto após a morte da mãe, o que modifica completamente sua forma de descobrir a sexualidade e vivenciar a transição da infância para adolescência. Paralelamente, no Brasil, os efeitos da erotização infantil que anula e objetifica a intimidade feminina e antecipa a masculina são resultados da cultura de estupro e pedofilia enraizados na conjuntura social patriarcal e falocêntrica. Sendo assim, a conscientização sexual da sociedade e o aprimoramento de redes de apoio e denúncia para vítimas trariam uma comunidade livre de traumas e tabus.
A priori, é de suma importância entender que há uma deturpação social em ter crianças como algo que desperte desejo, o que, por muito tempo, foi normalizado, como ocorrido no programa Big Brother Brasil de 2016 em que o participante Laércio de Moura, de 53 anos, relatou ter preferência por meninas “na faixa dos 17, 18 e 20 anos”. Tal fato é perpetuado pela estrutura patriarcal que desconsidera as vontades e opiniões de mulheres, transformando-as em mercadoria e moldando-as de acordo com padrões mais infantis possíveis, sendo estes a ausência de pelos, estrias e a preservação da virgindade, além da "adultização" de meninas que são estimuladas a usar maquiagem, sutiã e salto alto, deixando-as mais "atraentes" e um prato cheio para pedofilia.
Ademais, a superexposição de sexualidade (como a pornografia) à crianças de gênero masculino ainda na infância como forma de incentivo ao afloramento de "instintos viris" causa uma série de prejuízos para o desenvolvimento do infante, como vida sexual reprimida ou o contrário, quantitativa, muito genitalizada, em uma busca desesperada por prazer, segundo Claudia Bonfim, especialista em educação sexual e pesquisadora da Unicamp. Por outro lado, mulheres são desestimuladas a explorarem por si só esse âmbito, independente da idade, pois devem permanecer recatadas e imaculadas, o que gera frustrações com a vida sexual (depois de adultas) e desconhecimento do próprio corpo, graças aos preconceitos existentes.
Sendo assim, é imprescindível a alteração desse cenário. Com a implantação de aulas de educação sexual ministradas por profissionais capacitados em escolas nas redes pública e privada, por meio de investimentos do Ministério da Educação, e também da intensificação das penas e fiscalização de execução para crimes de abuso sexual, implantados pelo Poder Legislativo, seria possível extinguir essa problemática da Nação, livrando, então, milhares de crianças da realidade de Cellie.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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