Nesse contexto, em primeiro plano, é necessário rever a postura estatal. Para Thomas Hobbes, filósofo inglês, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Todavia, tal responsabilidade não está sendo honrada, quanto ao combate aos efeitos da degradação dos biomas, visto que a máquina estatal falha em proporcionar políticas públicas, como leis rígidas, as quais visem punir cidadãos que não preservem os biotas brasileiros, realizando queimadas, por exemplo. Consequentemente, a escassez de intervenção impulsiona o dilema, tendo em vista que indivíduos sairão impunes e continuarão a degradar os biomas brasileiros, principalmente o cerrado, o mais afetado pelo problema.Assim, para que o bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Ademais, a indiferença social é outro obstáculo a ser superado. Segundo Oscar Wilde, filósofo irlandês, "a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação". Entretanto, a falta de incômodo social influencia a problemática, na medida em que, na maioria das vezes, a sociedade não se mobiliza em prol da erradicação do empecilho, haja vista que ela não promove debates o qual ambicionem conscientizar os indivíduos a não degradar os biotas brasileiros, relatando os danos casos pelas queimadas, por exemplo, como a degradação do solo.
Há de se combater, portanto, o desafio. Nesse viés, a mídia, responsável por promover informação à população, deve debater a importância de não realizar queimadas, desmatamentos, por meio de entrevistas, a qual objetivem conscientizar os brasileiros. Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado, que, por sua vez, promoverá leis mais rígidas . Desse modo, certamente, o cenário brasileiro estará mais próximo do idealizado por More.
@R1000
@Casey12
@Higorvaz
@Mylike
Poderiam corrigir minha redação, por favor!!!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.