• Avatar do usuário
#81319
"Amai o próximo como assim mesmo". Essa citação, feita no livro sagrado dos cristãos, a Bíblia, mostra a importância de promover a empatia ao próximo para o bem funcionamento da sociedade. Entretanto, no cenário atual brasileiro, é evidente a falta de sentimento nas relações sociais, conforme pode ser visto no aumento da cultura do cancelamento na internet brasileira. Nesse sentido, observa-se que essa realidade tem como origem a má influência midiática, que aprofunda a falta de afeto entre os sujeitos. Assim, não só distanciamento interpessoal como também as bolhas sociais aprofundam esse quadro de violação.
Dessa forma, percebe-se como a má influência midiática, alicerça ao distanciamento interpessoal, cristalizando a escassez de medidas para problemática. Com a chegada da pandemia da covid-19, todos tiveram que se adaptar ao home Office, e com toda essa revolução tecnológica, as pessoas se tornaram robotizada, imediatista, egoístas, frias e calculistas, assim, gerando uma objetificação dos indivíduos na internet. Essa reflexão encontra forças na afirmação do sociólogo polonês Zygmunt Bauman que afirma na sociedade contemporânea, emergem o individualismo, a fluidez e a efemeridade das relações, uma vez que as pessoas não perdem a oportunidade de tentar rebaixar e o outro indivíduo através da internet.
Além disso, o comportamento manipulador da mídia aliada as bolhas sociais solidifica a resolução da conjuntura. Desde a infância somos ensinados a pensar de determinada forma, e a partir dessa criação adquirimos uma "visão" do que seria certo e errado, o que interfere diretamente na forma como cada um lida com diferenças. Ocrescimento das redes sociais possibilitou o entrosamento com pessoas com gostos em comum e excluindo pensamentos opostos, ou seja, gerando uma intolerância com raciocínios diferentes e perseguição a liberdade de expressão.
Mediante ao exposto, torna-se evidente que a cultura do cancelamento tem como origem clara a manipulação midiática que aprofunda a falta de zelo entre as pessoas. Portanto, faz-se necessário que o governo federal atue por meio do Plano de Exterminação da Cultura do Cancelamento que a partir do Ministério da Educação, proponha atividades extracurriculares para trabalhar o sentimento da empatia, tolerância e vivência conjunta, a fim de tornar a mídia social um ambiente menos individualista e inseguro para todos os indivíduos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM