No Brasil, desde de 2003, o "Estatuto da Pessoa Idosa" vem garantindo aos anciãos brasileiros direitos e politicas públicas para que eles não sejam excluídos ou negligenciados pelo resto da população. Atendimento preferencial, vagas e acentos reservados e descontos em eventos culturais, são alguns exemplos de benefícios para tentar trazer os idosos para mais perto do resto da sociedade. Não somente políticas para a acessibilidade, mas também direitos quanto a integridade física, psicológica e patrimonial da pessoa Idosa e contra o abandono, são mais algumas das garantias previstas na lei.
Todavia, apesar da lei escrita, as pessoas idosas ainda são vítimas de descriminação, abandono e violências de todos os tipos. Mesmo com punições prescritas em lei, eles ainda sofrem nos momentos de maior fragilidade. Muitos idosos, na maioria das vezes nao conhece seus direitos e acaba se negligenciando. As casas de repouso e hospitais, estao cheios de idosos fragilizados e abandonados pelas famílias. Segundo o IBGE, a população Idosa está aumentando, em trinta anos o número irá triplicar, o que exige das autoridades um posicionamento de acordo com o crescimento desta parcela da população.
Portanto, fica claro que, mesmo com os avanços, essa questão ainda precisa ser resolvida. Cabe ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania realizar campanha de informação sobre os direitos das pessoas idosas, a fim de que não somente elas, mas todos os cidadãos se conscientizem sobre as garantias destas pessoas, e também que novos projetos sejam desenvolvidos, já pensando no aumento contínuo dessa população. Assim, não somente Carl, mas todos os idosos terão o conforto da velhice garantida em lei e praticada em sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada