É notável que, consequentemente, compreender como a escolha errada pode refletir negativamente para o cidadão. Tal fenômeno acontece à medida que esses adolescentes se tornam profissionais frustrados, os quais estão realizando um trabalho que os deixam infeliz e os estressam. Essa questão decorre da escolha feita sem considerar os diversos fatores que deveriam ser considerados, a exemplo do retorno financeiro ou da aptidão em relação à performance do trabalho. Assim, cria-se uma população com cidadãos doentes, já que eles podem adquirir complicações cardiovasculares ou, até mesmo, depressão por causa do ofício estressante e infeliz. Exemplo disso, é o alto índice entre os jovens de depressão e ansiedade no Brasil, segundo a OMS, 9,3% têm algum tipo de transtorno de ansiedade, e 5,8% possuem depressão.
Vendo isso, notamos a necessidade de mudar. Cabe, nessa perspectiva, ao Ministério da Educação, por ser responsável pela base curricular nacional, anexar a ela o cuidado com o futuro do aluno como um profissional no mercado de trabalho na educação básica. Isso, por intermédio da contratação de psicólogos, os quais acompanham grupos de alunos no decorrer das diferentes fases do ensino médio, com o objetivo de ajudar o jovem a fazer uma escolha mais prudente de acordo com suas especificidades. Nesse contexto, a juventude no Brasil não precisará enfrentar desafios fora do comum para sua idade como os jovens de seriados precisam.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada